MDS capacita mais de 30 mil trabalhadores do SUAS

Mais de 30 mil trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em 4.806 municípios, foram capacitados nos últimos quatro anos por meio do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas). O balanço do programa foi apresentado quarta-feira (16), em Brasília (DF), durante a 257ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Ainda existem 70 mil vagas a serem executadas no programa. Ao todo, oito cursos são oferecidos pelo Ministério, com metodologias desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Assistência Social em parceria com Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. “Sem dúvida é um balanço extremamente positivo. Até o momento alcançamos um quantitativo muito grande de trabalhadores. Nossa proposta é para que a Política Nacional de Educação Permanente consiga alcançar o trabalhador do SUAS para que ele esteja em constante aprimoramento de sua capacidade técnica, garantido o atendimento qualificado aos usuários do SUAS”, explicou a coordenadora geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas, Maria Izabel de Amorim.

Segundo presidente do CNAS, Fabio Bruni, o CapacitaSuas será um dos temas principais nas mesas de discussões das Conferências Estaduais de Assistência Social, uma vez que o programa é de responsabilidade dos Estados. “O CapacitaSuas é o melhor arranjo que o Suas conseguiu para possibilitar que as capacitações sejam feitas na escala que o Suas requer. O programa tem alguns anos de implantação e conseguiu bons resultados até o momento.”

Para a representante dos trabalhadores do Suas no Conselho, Luziana Carvalho Maranhão, o programa é importante para que a oferta dos serviços da assistência social à população mais vulnerável seja feita com qualidade. “O CapacitaSuas é importante para que a gente possa manter um profissional qualificado, atuando na rede de forma inovadora, de forma crítica e com conhecimento suficiente para que ele faça um atendimento à população da melhor forma possível.”

CapacitaSuas – Coordenado pelo MDS, o programa garante a oferta de formação permanente para os profissionais que atendem os usuários dos serviços e benefícios do Suas. O público-alvo é formado por trabalhadores no exercício de suas atribuições.  A estratégia também prevê a capacitação dos gestores e agentes do controle social e demais profissionais que atuam em órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (Secretarias de Assistência Social).