Pular para o conteúdo

Diretrizes para Atuação da Política de Assistência Social em contexto de Emergência Socioassistencial

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) lança hoje (24/09) o documento Diretrizes para a atuação da Política de Assistência Social em contextos de Emergência Socioassistencial, que aprofunda o entendimento sobre o papel da Assistência Social no contexto das emergências, apresentando um conjunto de ações a ser empreendido antes, durante e após contextos de emergência, considerando-se as especificidades e competências de cada ente nas três esferas de governo .


Com a publicação da Portaria nº 112 neste mês de setembro de 2021 avança-se na definição e orientação, em âmbito nacional, quanto ao papel da política de Assistência Social em contextos de emergências como, por exemplo: impactos decorrentes de enchentes, desabamentos, rompimentos de barragem, emergências em saúde pública e outras situações adversas extraordinárias que impliquem em desassistência à população e necessidade de atuação dos serviços, programas e benefícios do SUAS.  Seu objetivo é publicizar um conjunto de diretrizes que facilitem e agilizem a atuação de gestores, trabalhadores e conselheiros de assistência social na esfera federal, estadual, distrital e municipal, consolidando mais de uma década de resposta do SUAS, em parceria com a defesa civil, saúde, demais políticas públicas e sociedade civil.  
 

Segundo a Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, “Esse material resulta das experiências de atuação, das discussões do grupo de trabalho das diversas áreas da Secretaria Nacional de Assistência Social, e das contribuições advindas de um processo de consulta pública realizado em 2020. Trata-se da organização de ações relacionadas à gestão; vigilância socioassistencial; trabalho social com famílias; benefícios socioassistenciais; acolhimento e articulação intersetorial. 

Tendo em vista versar sobre tema bastante abrangente, publicamos esta primeira versão que poderá ser atualizada periodicamente, considerando a dinamicidade das situações e contextos de emergência que venham a ser enfrentados no país, assim como o amadurecimento da atuação e das discussões no âmbito do SUAS.  

Desejamos uma boa leitura e um bom aproveitamento das diretrizes e orientações que podem ser acessadas neste canal! ” Finalizou.

A publicização do documento está disposta na Portaria nº 112, de 23 de setembro de 2021, a qual dispõe sobre a Emergência Socioassistencial e a Salvaguarda Social.

Boa leitura!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support