Pular para o conteúdo

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço socioassistencial ofertado no âmbito da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Articulado ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o SCFV busca prevenir situações de risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, promovendo a convivência saudável e o protagonismo social dos usuários.
 
De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009), o SCFV é ofertado em grupos, nos quais as atividades são planejadas de forma a considerar o ciclo de vida dos participantes, respeitando suas especificidades e demandas. Essas atividades incluem ações culturais, artísticas, esportivas e de lazer, com o objetivo de fortalecer a identidade, a autonomia e os vínculos comunitários. O SCFV atua preventivamente e proativamente, contribuindo para a superação de desafios e a construção de redes de apoio que sustentem a trajetória de vida dos usuários.
 
As ofertas do SCFV devem estar referenciadas ao CRAS do território, para que as equipes de referência realizem o acompanhamento do serviço, garantindo sua qualidade e integração à rede de proteção social do território, além de fazer a gestão das vagas disponíveis, reservando-as àqueles que mais necessitam. Dito isso, o SCFV pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.
 
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:
  • Crianças até 6 anos
  • Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
  • Adolescentes de 15 a 17 anos
  • Jovens de 18 a 29 anos
  • Adultos de 30 a 59 anos
  • Pessoas Idosas

FALE COM O MINISTÉRIO

Serviços e Programas SUAS

 

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, de 07h às 19h; e nos fins de semana  durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. O atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
 

 

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp através do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link https://wa.me/556140421552.
Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
 
Chat pode ser acessado diretamente pelo link: Chat MDS.
 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support