Com o objetivo de compilar e difundir relatos de experiência sobre a criação, implementação e consolidação das Escolas do SUAS em todo o território nacional, destacando sua centralidade na efetivação da Política de Educação Permanente do Sistema, a Escola do SUAS Simone Albuquerque abre chamada que convida estados, Distrito Federal e municípios a contribuírem com a segunda edição da publicação “SUAS: Desafios e Soluções para a gestão”.

Os relatos de experiência deverão versar sobre as Escolas do Único de Assistência Social em processo de implementação e implementadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios.
Os relatos de experiência devem abordar as Escolas do Sistema Único de Assistência Social (Escolas do SUAS), sejam elas em fase de estruturação, em implementação ou já consolidadas.
Espera-se que os textos apresentem, de forma descritiva e analítica:
• O contexto e a motivação para a criação da Escola;
• A articulação com a política de Educação Permanente do SUAS;
• A estrutura de governança, modelos pedagógicos e parcerias estabelecidas;
• Os principais desafios enfrentados e as estratégias superadoras;
• Os resultados e impactos observados na qualificação da força de trabalho e na melhoria dos serviços ofertados.
O foco deve estar na contribuição da Escola do SUAS para o fortalecimento da Gestão do Trabalho e da Educação Permanente no território.
Para acessar o arquivo completo com as recomendações dos relatos, clique aqui.
ORGANIZAÇÃO
Coordenação-Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente – CGGTEP
FORMA DE ENVIO: E-mail da Escola do SUAS Simone Albuquerque
escoladosuas@mds.gov.br
PRAZO PARA O ENVIO: impreterivelmente dia 31 de maio de 2026.
