Formulário Nacional para Registro de Informações em Situações de Emergência e Calamidade no SUAS

Versão estendida do Formulário.
Versão curta do Formulário

A Secretaria Nacional de Assistência Social disponibiliza o Formulário Nacional para Registro de Informações de Famílias e Indivíduos em Situações de Emergência e Calamidade Pública no SUAS.

O formulário é um instrumento para auxiliar a gestão do SUAS (sobretudo as áreas de vigilância socioassistencial), nos três níveis de governo, a realizar um diagnóstico emergencial nos contextos de emergência socioassistencial.

O instrumento visa mapear a situação da população afetada, seu perfil e suas necessidades imediatas, sobretudo do público da Assistência Social, públicos prioritários e situações de maior vulnerabilidade.

Há uma versão mais curta do formulário, que permite uma aplicação mais ágil, e uma versão mais completa, com questões mais detalhadas sobre, por exemplo, a caracterização da família e os agravos decorrentes da situação de emergência.

Cabe à gestão definir qual versão corresponde melhor às suas necessidades imediatas de informação e ao tipo de emergência socioassistencial que se apresenta.

Ao disponibilizar este instrumento de gestão, a Secretaria Nacional de Assistência Social fornece um formulário padronizado com o intuito de agilizar e prover subsídios necessários para a atuação governamental nestes momentos de crise, provendo as ofertas socioassistenciais necessárias.

É importante salientar também que o formulário está previsto no documento de diretrizes para a atuação da assistência social em contextos de Emergência Socioassistencial, que foi apresentado a consulta pública no período de 26 de outubro a 22 de novembro de 2020. O documento de diretrizes está sendo discutido pelos gestores da Política Nacional de Assistência Social e será publicado em breve.

O Formulário contém 9 (nove) blocos, que buscam oferecer uma descrição precisa da situação de emergência:

  • Bloco I – Identificação da Emergência ;
  • Bloco II – Identificação do Responsável pela Informação (respondente);
  • Bloco III – Identificação da Composição Familiar;
  • Bloco IV – Caracterização da Família;
  • Bloco V – Agravos Decorrentes da Situação de Emergência;
  • Bloco VI – Situação de moradia e abastecimento;
  • Bloco VII – Necessidades Imediatas;
  • Bloco VIII – Informações Adicionais;
  • Bloco IX – Identificação dos Responsáveis pelo Preenchimento do Formulário.

Acesse a versão estendida do formulário clicando aqui.
Acesse a versão curta do formulário, clicando aqui.


SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA ESPECIAL DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

MINISTÉRIO DA CIDADANIA

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