Proteção Social Brasileira e o atendimento à população Imigrante e Refugiada

Live: Proteção Social Brasileira e o atendimento à população Imigrante e Refugiada

No dia 14 de maio, a Secretaria Nacional de Assistência Social realizará oficina online com a temática Proteção Social Brasileira e o atendimento à população Imigrante e Refugiada, como ação de apoio técnico aos profissionais e gestores do SUAS.

O encontro será transmitido no canal da Rede SUAS no YouTube das 9h30 às 12h e além da Secretaria Nacional de Assistência Social, contará com a participação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de representações do Comitê Nacional para Refugiados – CONARE e da Polícia Federal, da Organização Internacional para Migrações – OIM e da Agência da ONU para Refugiados – ACNUR.

Serão tratados diversos temas relacionados aos direitos, legislação, conceitos, princípios e diretrizes para o atendimento das pessoas imigrantes e refugiadas no Brasil, que devem contribuir para o planejamento e desenvolvimento do trabalho no SUAS e para a superação de barreiras e desafios que possam dificultar o acesso aos direitos desta população.

O apoio técnico sobre Imigração e Refúgio é uma iniciativa do Departamento de Proteção Social Especial, por meio da Assessoria para Assuntos de Imigração, em parceria com a Coordenação de Gestão Descentralizada e Participação Social do Departamento de Gestão do SUAS.

Segue programação completa:

ProgramaçãoResponsávelEmenta
9h30-9h40: AberturaMaria Yvelonia dos Santos Araujo
Secretária Nacional de Assistência Social

Danyel Iório de Lima
Diretor do Departamento de Proteção Social Especial
Boas vindas e apresentação da temática da “live”
9h40 – 10h10Niusarete Margarida de Lima
Assessoria para Assuntos de Imigração/Departamento de Proteção Social Especial/SNAS

Monica Alves Silva
Analista Técnica de Políticas Sociais
A Operação Acolhida do governo federal e as competências do Ministério da Cidadania; Diretrizes para o atendimento socioassistencial às pessoas imigrantes e refugiadas.
10h10 – 10h40 MJSPLuana Medeiros
Chefe da Divisão de Soluções Duradouras da Coordenação-Geral do Conare
Conceito de refugiado. Direitos e deveres de refugiados e solicitantes de refúgio. Como pedir refúgio no Brasil.
10h10 – 10h40 MJSPOdon Dantas
Chefe da Divisão de Registro Migratório – Substituto – da Polícia Federal
Legislação brasileira, documentação e autorização de residência.
10h40 – 11h05: OIMIsadora Steffens Coordenadora de Projetos da OIM BrasilIntrodução ao fenômeno migratório, seguida de apresentação de aspectos-chave e ferramentas para o atendimento a migrantes em situação de vulnerabilidade.
11h05 – 11h30: ACNURPablo Mattos
Oficial Associado de Proteção do ACNUR
Perspectivas e desafios para proteção de pessoas refugiadas no Brasil e a especificidade da população indígena refugiada e imigrante.
11h30 – 12h00 Considerações finais a partir de contribuições do público pelo Chat

Os comentários estão encerrados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /srv/www/htdocs/redesuas/wp-includes/functions.php on line 4338 //]]>