Sobre a Rede SUAS

A Rede SUAS é o Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social. Reconhecida institucionalmente pela Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS), é desenvolvida de acordo com os processos que cercam a efetivação da política de Assistência Social no Brasil. A Rede SUAS é composta por ferramentas que realizam registro e divulgação de dados sobre recursos repassados; acompanhamento e processamento de informações sobre programas, serviços e benefícios socioassistenciais; gerenciamento de convênios; suporte à gestão orçamentária; entre outras ações relacionadas à gestão da informação do SUAS.

Como um instrumento descentralizado de gestão, monitoramento e avaliação de programas, serviços, projetos e benefícios da Assistência Social, os dados e informações da Rede SUAS subsidiam as atividades técnicas de gestores, profissionais, conselheiras e conselheiros, entidades socioassistenciais e pessoas usuárias do SUAS.

Com a organização, produção, armazenamento, processamento e acesso a dados sobre a implementação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Dessa forma, as ações da Rede SUAS suprem as necessidades de comunicação garantindo transparência à gestão da informação e dá suporte a operação, financiamento e controle social do SUAS.

Além de visar a comunicação de informações técnicas de forma acessível em ambiente virtual, como nos sistemas eletrônicos e aqui no blog da Rede SUAS mantem as pessoas que trabalham na política pública de assistência social atualizadas quanto aos principais conteúdos técnicos produzidos pela Secretaria Nacional de Assistência Social. Tais conteúdos são divulgados como publicações, apresentações, manuais técnicos, vídeos, tutoriais, além do suporte para o acesso aos sistemas de informação do SUAS.


Histórico

A Rede SUAS é parte da Secretária Nacional de Assistência Social, alinhada com as estratégias e objetivos do Ministério e busca proporcionar de modo descentralizado:

  • melhores condições de atendimento a seus usuários;
  • suporte para a gestão;
  • monitoramento e a avaliação de programas, serviços, projetos e benefícios da Assistência Social.

Em 2006, a Rede SUAS ganhou o Prêmio de Inovação Enap, iniciativa premiada no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.

Em dezembro de 2018, as atividades desenvolvidas na Rede SUAS pela Coordenação-Geral de Rede e Sistemas de Informações do SUAS, permitiu que a Coordenação fosse considerada como um órgão correlato do Sistema de Recursos de Tecnologia da Informação do Governo Federal (SISP).

              Continue lendo no documento abaixo

Gestão e sistema de informação

Rede SUAS - Premio Inovação ENAP - 2006


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /srv/www/htdocs/redesuas/wp-includes/functions.php on line 4338 //]]>