Pular para o conteúdo

Regulação - SCFV

Nesta seção, você encontra as principais normativas, portarias e resoluções que regulamentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A regulação do SCFV orienta sua implementação, gestão e execução no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo alinhamento às diretrizes nacionais e transparência na aplicação dos recursos.

  • Portaria MDS nº 1.068/2025, – Dispõe, em caráter excepcional, sobre o cofinanciamento federal destinado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV durante o novo período de manutenção do Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SISC e eventuais ajustes necessários no repasse federal aos municípios e ao Distrito Federal, a partir do 2º trimestre de 2025
  • Portaria MDS nº 1.037/2024 – Revoga a Portaria MDS nº 955, de 18 de janeiro de 2024.
  • Portaria MDS nº 955/2024 – Regulamenta, em caráter excepcional e temporário, o cofinanciamento federal do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) durante o período de manutenção do SISC (Sistema de Informações do SCFV), a partir do 1º trimestre de 2024.
  • Portaria SNAS/MDS nº 47/2025 – Estabelece um rol padronizado de veículos, equipamentos e materiais permanentes que podem ser adquiridos com recursos transferidos pelo governo federal no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
  • Portaria MC nº 109/2020 – Regulamenta a averiguação dos requisitos do art. 30 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, no exercício de 2020, que condiciona o repasse de recursos do financiamento da Assistência Social aos entes federativos.
  • Portaria MC nº 2.362/2019 – Estabelece procedimentos a serem adotados no âmbito do Sistema Único de Assistência Social decorrentes do monitoramento da execução financeira e orçamentária realizada pelo Fundo Nacional de Assistência Social para promover a equalização do cofinanciamento federal do Sistema Único de Assistência Social à Lei de Diretrizes Orçamentárias e à Lei Orçamentária Anual.
  • Portaria MDS nº 113/2015 – Regulamenta o cofinanciamento federal do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e a transferência de recursos na modalidade fundo a fundo e dá outras providências.
  • Portaria MDS nº 134/2013 – Regulamenta o reordenamento do SCFV e define critérios para o cofinanciamento federal do serviço. Estabelece os requisitos para a transferência de recursos financeiros para os municípios e o Distrito Federal, bem como os procedimentos de monitoramento.
  • Resolução CNAS nº 13/2014 – Inclui na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais a faixa etária de 18 a 59 anos no SCFV.
  • Resolução CIT nº 1/2013 – Aprova a pactuação do reordenamento do SCFV no âmbito do SUAS, promovendo a unificação da lógica de cofinanciamento federal e o estabelecimento de meta de atendimento do público prioritário, respeitando-se as características de cada faixa etária.
  • Resolução CNAS nº 1/2013 – Dispõe sobre o reordenamento do SCFV no âmbito do SUAS.
  • Resolução CNAS nº 109/2009 – Estabelece a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, classificando o SCFV como um serviço da Proteção Social Básica, ofertado em grupos, considerando os ciclos de vida dos usuários.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support