Pular para o conteúdo

2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia: Cidadania em Movimento

Realizada na Universidade de Brasília, a conferência nacional teve a participação da Secretaria Nacional de Assistência Social.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome participou da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar). A finalidade do encontro foi aprofundar o debate sobre o tema e discutir diretrizes e recomendações de políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas. A conferência promoveu a participação social e política dessas pessoas, desenvolvendo a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações.

O secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, participou da abertura do evento, nesta sexta-feira (8.11), e destacou que o movimento representa a afirmação de um país humanitário, tolerante e que defende os valores humanos. “Não basta receber, temos que acolher. O SUAS, integrado às outras políticas públicas, tem essa missão. É muito importante a integração do SUAS nesse processo de acolhimento”.

André Quintão também lembrou que acolher os outros povos faz parte do processo democrático.

“Estamos abertos e preparados para desenvolver metodologias e assimilar as particularidades de cada povo que chega. Para isso, é preciso democracia e, democracia se faz com escuta”
André Quintão, secretário nacional de Assistência Social

A Conferência Nacional foi realizada entre os dias 8 e 10 de novembro de 2024, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), e terá uma programação aberta ao público. Serão realizadas rodas de conversa, feira de serviços, de informação, divulgação de materiais, atividades voltadas à infância, entre outras.

Continue lendo aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support