Realizada na Universidade de Brasília, a conferência nacional teve a participação da Secretaria Nacional de Assistência Social.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome participou da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar). A finalidade do encontro foi aprofundar o debate sobre o tema e discutir diretrizes e recomendações de políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas. A conferência promoveu a participação social e política dessas pessoas, desenvolvendo a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações.
O secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, participou da abertura do evento, nesta sexta-feira (8.11), e destacou que o movimento representa a afirmação de um país humanitário, tolerante e que defende os valores humanos. “Não basta receber, temos que acolher. O SUAS, integrado às outras políticas públicas, tem essa missão. É muito importante a integração do SUAS nesse processo de acolhimento”.
André Quintão também lembrou que acolher os outros povos faz parte do processo democrático.
A Conferência Nacional foi realizada entre os dias 8 e 10 de novembro de 2024, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), e terá uma programação aberta ao público. Serão realizadas rodas de conversa, feira de serviços, de informação, divulgação de materiais, atividades voltadas à infância, entre outras.
Continue lendo aqui.