Pular para o conteúdo

30ª Reunião da CIT SUAS destaca Conferência Nacional, conjuntura orçamentária do SUAS e fortalece articulação com Ministério das Mulheres

A 30ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) foi realizada nesta quarta-feira (21), em Brasília, reunindo representantes dos governos federal, através da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS); estaduais, através do Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social (FONSEAS); e municipais, através do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), para discutir sobre a organização da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, conjuntura orçamentária do SUAS e prorrogação de prazos das Câmaras Técnicas, além de receber a nova ministra da Mulheres, Márcia Lopes.

O encontro ocorreu de forma presencial no plenário do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e teve transmissão ao vivo pelo canal SNAS | Rede SUAS no YouTube.

O presidente do CNAS, Edgilson Tavares, apresentou os preparativos para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que terá como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Ele destacou o empenho na estruturação do evento e na mobilização de usuárias/os, trabalhadoras/es e gestoras/es.

O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, defendeu que a Conferência seja um momento de avaliação efetiva e de definição de estratégias para o futuro do SUAS. “Não pode ser apenas uma etapa formal. É hora de ouvir, debater e propor caminhos para consolidar e ampliar a política pública”, afirmou. Quintão também reiterou o compromisso da SNAS com o diálogo e o apoio técnico aos entes federados.

Conjuntura orçamentária

Durante a reunião, o diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS/SNAS), José Arimatéia, apresentou um panorama da situação orçamentária da assistência social. Apesar de avanços, a recomposição do orçamento ficou em cerca de 70% em 2024.

Como encaminhamento, a CIT pactuou a elaboração de uma manifestação conjunta contrária a eventuais contingenciamentos de recursos. O documento será encaminhado à Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), alertando para os impactos negativos dessa medida nos serviços prestados à população.

Câmaras Técnicas: continuidade e novos encaminhamentos

A CIT também discutiu o andamento das Câmaras Técnicas. A CT sobre Migrantes e Refugiados concluiu suas atividades e apresentará os resultados à CIT e ao CNAS. A CT da Primeira Infância no SUAS, que acompanha ações como o Programa Criança Feliz, foi prorrogada por mais um ano. Já a CT do novo Pacto de Aprimoramento, que iniciou os trabalhos em maio, deverá apresentar proposta de planejamento na próxima reunião.

Parcerias interministeriais

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participou da reunião e enfatizou o papel da assistência social na proteção às mulheres, sobretudo em situações de vulnerabilidade. Ela sinalizou interesse em firmar parcerias entre os ministérios para fortalecer a rede de atendimento e garantir direitos.

Informes e nova data da próxima reunião

A reunião também contou com informes técnicos da SAGICAD, SENARC, SNAS, FONSEAS, CONGEMAS e CNAS. Entre os destaques, estão o novo acordo relacionado à Bacia do Rio Doce e atualizações nas regras de proteção do Programa Bolsa Família.

Ao final, foi pactuada a alteração da próxima reunião da CIT: antes prevista para o dia 18 de junho, ela será realizada no dia 30 do mesmo mês.

ASSISTA NA ÍNTEGRA:

OBS: As apresentações serão disponibilizadas em breve.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support