Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço socioassistencial ofertado no âmbito da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Articulado ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o SCFV busca prevenir situações de risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, promovendo a convivência saudável e o protagonismo social dos usuários.
De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009), o SCFV é ofertado em grupos, nos quais as atividades são planejadas de forma a considerar o ciclo de vida dos participantes, respeitando suas especificidades e demandas. Essas atividades incluem ações culturais, artísticas, esportivas e de lazer, com o objetivo de fortalecer a identidade, a autonomia e os vínculos comunitários. O SCFV atua preventivamente e proativamente, contribuindo para a superação de desafios e a construção de redes de apoio que sustentem a trajetória de vida dos usuários.
As ofertas do SCFV devem estar referenciadas ao CRAS do território, para que as equipes de referência realizem o acompanhamento do serviço, garantindo sua qualidade e integração à rede de proteção social do território, além de fazer a gestão das vagas disponíveis, reservando-as àqueles que mais necessitam. Dito isso, o SCFV pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:
- Crianças até 6 anos
- Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
- Adolescentes de 15 a 17 anos
- Jovens de 18 a 29 anos
- Adultos de 30 a 59 anos
- Pessoas Idosas
FALE COM O MINISTÉRIO
Serviços e Programas SUAS
Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, de 07h às 19h; e nos fins de semana durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. O atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp através do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link https://wa.me/556140421552.
Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
Chat pode ser acessado diretamente pelo link: Chat MDS.
Acesse o aplicativo do Telegram e busque a Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS.
