Mesa sobre financiamento do Governo Federal para a rede SUAS foi uma das oficinas desta terça-feira (11.02), durante evento com os novos prefeitos e prefeitas, em Brasília
Gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) participaram da mesa “Financiamento do Governo Federal para a rede de serviços do SUAS”, uma das oficinas oferecidas na tarde desta terça-feira (11.02) durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
A programação do Encontro conta com oficinas, painéis de esclarecimento de dúvidas e debates sobre os programas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo dos três dias de evento é incentivar o trabalho integrado entre o Governo Federal e os municípios.
“Esses encontros com novos gestores, novas gestoras, são muito importantes, tanto do ponto de vista técnico, de tirar dúvidas, de compreenderem os mecanismos de funcionamento dos programas federais, mas também é um momento de caminharmos juntos, buscando ampliar financiamento, incidência no Congresso Nacional e também nos próprios municípios e nos estados, para que a gente gradativamente amplie os recursos destinados ao SUAS”, destacou o secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão.
Para o representante do MDS, a oficina foi uma oportunidade de valorizar nos municípios os principais instrumentos de planejamento, acompanhamento financeiro e de prestação de contas. Ele também afirmou que este é o momento ideal para garantir condições adequadas de planejamento das políticas públicas de assistência social.
O secretário apresentou os avanços do SUAS nos últimos anos, destacando a reorganização do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o avanço na segurança alimentar do país, além de mapear estratégias para os próximos anos. Ele destacou ainda a importância do fortalecimento do Cadastro Único através do SUAS e falou sobre o novo sistema que será implementado em março.