Realização: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social/Departamento de Benefícios Assistenciais.
Sobre o Programa: O programa de Promoção do Acesso das Pessoas com Deficiência Benenficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social à Qualificação Profissional e ao Mundo do Trabalho – BPC Trabalho foi instituído pela Portaria Interministerial MDS/MEC/MTE/SDH nº 2, de 02 de agosto de 2012. Tem como objetivo promover o protagonismo e a participação social dos beneficiários com deficiência do BPC, com idade, prioritariamente, entre 16 e 45 anos, por meio da superação de barreiras, fortalecimento da autonomia, acesso à rede socioassistencial e de outras políticas, à qualificação profissional e ao mundo do trabalho.
Desde julho de 2013 são 739 municípios participantes – incluídos o DF e todas as capitais – que estão em processo de desenvolvimento das ações para a execução do Programa BPC Trabalho.
DATA DO EVENTO: 24 e 25 de março de 2014
Local do Evento: Auditório da Secretaria de Direitos Humanos/PR, no Setor Comercial Sul, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 8º andar, Brasília/DF.
Objetivos: Definir estratégias para o aprimoramento do Programa BPC Trabalho, identificando e debatendo formas de superação das dificuldades na execução das ações do Programa, no âmbito dos Estados, DF e dos municípios, bem como aprofundar o debate sobre o acesso da pessoa com deficiência ao mundo do trabalho, o papel da Assistência Social e das políticas setoriais neste processo.
Participantes: Gestores e técnicos das Secretarias de Ass. Social de todos os Estados , capitais e DF. O Encontro contará também com a presença de representantes do Ministério da Educação – MEC, do Ministério do Trabalho e emprego – MTE e da Secretaria dos direitos Humanos – SDH. Total estimado de 80 participantes.