Foi lançado no dia 5 de novembro o Guia de Enfrentamento à Violência Baseada no Gênero no Contexto de Emergência Climática do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) Brasil, com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Rio Grande do Sul, alinhado aos padrões do Comitê Permanente Interagências.
O material é direcionado para proteção e apoio às mulheres, meninas e à população LGBTQIA+ em momentos de crise. É uma resposta humanitária em cenários de emergência, pois oferece recomendações práticas e estratégicas que visam garantir que as sobreviventes de violência de gênero tenham acesso a serviços especializados, de qualidade e adequados às suas necessidades.
O guia é uma ferramenta prática para profissionais e gestoras/es que trabalham diretamente com pessoas afetadas por emergências, com protocolos claros para um atendimento ético, sensível e centrado na sobrevivente, facilitando uma resposta mais eficaz e humana.
Priscila Leite, coordenadora de Campo, Força Nacional de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (FORSUAS), esteve na solenidade como representante do MDS. Também estiveram presentes autoridades e parceiros comprometidos com essa causa, incluindo: Florbela Fernandes, do UNFPA no Brasil; Roberto Fantinel, secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social; Gustavo Saldanha, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social; Tassiane Lemos, referência técnica da escola de Desenvolvimento Social.
Baixe o guia pelo link: https://brazil.unfpa.org/pt-br/publications/guia-de-enfrentamento-%C3%A0-viol%C3%AAncia-baseada-no-g%C3%AAnero-no-contexto-de-emerg%C3%AAncia