Entre os dias 22 e 23 de agosto foi lançado no Município de São Borja (RS) o Projeto Piloto Fronteira SUAS que contou com a participação de mais de 100 pessoas. O Projeto Fronteira SUAS é uma iniciativa conjunta da Coordenação Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da SNAS coma a equipe estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS do Estado do Rio Grande do Sul e o curso de Serviço Social da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa).
O arranjo institucional do Projeto prevê o apoio técnico da CGGETP para a construção das ações de formação e capacitação voltadas aos trabalhadores e conselheiros da Assistência Social da Região Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, mobilização e disseminação da iniciativa junto aos trabalhadores por parte do Governo Estadual e execução da oferta das ações de formação e capacitação planejadas pela UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa). A iniciativa configura-se como uma inovação no campo do serviço público brasileiro na medida em que aproxima as gestões federal e estadual da Universidade por meio de ações extensionistas no campo da Educação Permanente do SUAS.
O projeto piloto capacitou 50 profissionais dos Municípios de Itaqui, São Borja e Maçambará em uma capacitação introdutória ao Sistema Único de Assistência Social. Na oportunidade o Coordenador Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente Marcilio Marquesini Ferrari ministrou palestra que tratou do processo de reconstrução do SUAS a partir de 2023 e a importância da articulação da gestão do trabalho e educação permanente do SUAS para a qualificação da prestação de serviços públicos no Sistema. Também foi proferida palestra pela técnica da gestão do trabalho e educação permanente do SUAS do Estado do Rio Grande do Sul Tassiane Lemos, que abordou as principais características e desafios da gestão do trabalho no Estado gaúcho.
Estão previstas para as próximas etapas a construção de Supervisão Técnica conforme preconizado na Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, elaboração de planos municipais de educação permanente do SUAS, novos cursos introdutórios aos trabalhadores e conselheiros do SUAS da região Oeste do Estado e realização de Encontro Regional dos trabalhadores do SUAS.