Pular para o conteúdo

Povos Yanomami e Ye’kwana- Seminário de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Ação

Começou nesta quarta-feira (4) e se estenderá até a próxima sexta-feira o Seminário de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Ação, Ampliação e Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com os Povos Yanomami e Ye’kwana (TIYY), em Boa Vista, Roraima. Os Planos, que foram debatidos e aprofundados por lideranças e associações indígenas, também receberão a aprovação dos Conselhos Municipais de Assistência Social dos municípios participantes.

Promovido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), o evento contou com a presença do secretário nacional André Quintão, e tem como objetivo avaliar e monitorar as ações realizadas com o crédito extraordinário destinado ao fortalecimento e apoio das principais demandas dos povos indígenas Yanomami e Ye’kwana nos estados de Roraima e Amazonas. A avaliação abrange as ações realizadas até o momento nas áreas de assistência social, levando em conta as especificidades socioculturais e as necessidades dessas comunidades. O seminário é um espaço de aproximação entre as esferas federal, estadual e municipal, além de associações indígenas e indigenistas. Visa otimizar a eficácia das ações em andamento e o bem-estar das populações atendidas.

Por meio de crédito extraordinário, um total de 21 milhões foi repassado a 6 municípios de Roraima e 3 municípios da Amazônia. Os estados financiarão ações que buscam fortalecer a rede do SUAS, ampliando o atendimento e a Vigilância Socioassistencial local, promovendo a inserção qualificada no Cadastro Único, o acesso a benefícios e a oferta de serviços socioassistenciais, o monitoramento de indicadores de proteção social, e a implementação de estratégias culturais que assegurem a efetividade das políticas de acompanhamento e supervisão técnica.

O evento estima reunir cerca de 120 participantes, entre gestoras/es e técnicas/os dos municípios e estados de Roraima e Amazonas, associações indígenas das TIYY, setores da sociedade civil, organizações indigenistas e instituições federais.

A programação inclui apresentações da SNAS e SAGICAD sobre as ações de fortalecimento da Política de Assistência Social para a Proteção Social dos Povos da Terra Indígena Yanomami e Ye’kwana, realizadas sob a Lei 14.922/2024, que destina créditos extraordinários para essa finalidade; uma apresentação da FUNAI sobre as ações de apoio e articulação para a qualificação do Sistema Único de Assistência Social na proteção aos povos indígenas; um painel sobre o Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) Yanomami e Ye’kwana; além de oficinas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support