No último dia 12, o MDS em parceria com o Estado de Sergipe, lançaram a segunda etapa do Programa Nacional de CapacitaSUAS. O Programa CapacitaSUAS é um Programa idealizado e coordenado nacionalmente pela Secretaria Nacional de Assistência Social. Na oportunidade, o coordenador geral de gestão do trabalho e educação permanente da SNAS, o Analista de Políticas Sociais Marcílio Marquesini Ferrari, realizou a aula inaugural com o seguinte tema: A Educação Permanente como premissa para o fortalecimento da Proteção Social.
Na oportunidade tanto Governo Federal quanto governo estadual reafirmaram seu compromisso com a implementação da Educação Permanente no SUAS com o fortalecimento das ofertas no âmbito do Programa CapacitaSUAS.
O Programa CapacitaSUAS foi idealizado para fortalecer as capacidades institucionais de trabalhadores(as) e conselheiros(as) da Assistência Social de todo o país e utiliza uma abordagem inovadora do ponto de vista pedagógico, que é a perspectiva da educação permanente no SUAS. Por meio de atividades coletivas tais como oficinas de aprendizagem, estudos de caso, teatralização, etc, os participantes refletem e problematizam a realidade vivenciada nos municípios e ressignificam seu fazer profissional, levando-se em consideração a construção de direitos socioassistenciais para os usuários.
Em 2012 o Estado de Sergipe pactuou 2.796 vagas a serem ofertadas para trabalhadores e conselheiros da assistência social do Estado. Destas, foram executadas em 2013, 728 vagas, ou seja, 26% da meta pactuada. É de sublinhar que desde então não haviam sido ofertados novos cursos pelo Estado no âmbito do Programa, o que causou acúmulo de saldo remanescente em conta no valor de mais de R$ 2.000.000,00.
Em 2023, após 11 anos da sua primeira etapa, no contexto da reconstrução do SUAS em âmbito federal a SNAS apoiou tecnicamente a equipe estadual de gestão do trabalho e educação permanente do SUAS para o planejamento, desenho e a efetivação de um novo contrato, o qual contempla a oferta de mais de 3.000 vagas para trabalhadores e conselheiros do SUAS em todo o Estado de Sergipe.
A Instituição contratada foi a UNIASSELVI, instituição de ensino superior que tem expertise com a oferta do Programa CapacitaSUAS em vários estados do país.