Pular para o conteúdo

SNAS apresenta proposta de atualização do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária durante o XVIII Fonajup

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), apresentou os novos eixos estratégicos do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC) durante o XVIII Fórum Nacional de Justiça Protetiva (Fonajup), realizado em Belo Horizonte, no dia 15 de maio.

A exposição foi conduzida pela gerente de Projetos da SNAS, Juliana Maria Fernandes Pereira, que participou do painel sobre o tema a convite da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), organizadora do evento. O Fonajup reuniu magistrados, desembargadores e técnicos do Sistema de Justiça de todo o país.

Durante sua apresentação, Juliana destacou que o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes é um direito fundamental, de natureza intersetorial, e que sua garantia depende da articulação entre as políticas públicas e Sistema de Justiça.

“É essencial que os magistrados e equipes técnicas da Infância e Juventude conheçam a proposta de atualização do Plano Nacional. Ela foi construída coletivamente, com a participação de diversos órgãos governamentais, representantes da sociedade civil, de organismos internacionais, especialistas e jovens egressos de serviços de acolhimento”, afirmou a gerente de Projetos.

A versão atualizada do PNCFC foi desenvolvida com base em estudos técnicos e oficinas colaborativas e está estruturada em três partes:

  • Parte I: histórico do processo de avaliação e atualização do Plano;
  • Parte II: apresentação dos seis novos eixos estratégicos que vão orientar as prioridades para a política de convivência familiar e comunitária na próxima década;
  • Parte III: definição do novo Plano de Ação, com ações programáticas e estratégias que orientarão a implementação do PNCFC..

Juliana ressaltou também a importância da participação do Judiciário no processo de atualização do Plano:

“O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi um dos parceiros desse trabalho, o que assegurou a escuta e a contribuição de magistrados e profissionais das equipes técnicas da Infância e Juventude durante todas as etapas do processo”, destacou.

A proposta de atualização do PNCFC está em discussão no âmbito do CONANDA e CNAS e foi disponibilizada para consulta pública. Após a incorporação das sugestões da consulta pública o documento será apreciado pelos Conselhos, para sua aprovação.  

Conheça os seis eixos estratégicos do Plano:

  • Políticas de apoio à família e intervenção precoce em situações de risco
  • Acesso e qualidade dos serviços de acolhimento
  • Família acolhedora e novas modalidades de acolhimento conjunto
  • Reintegração Familiar Segura
  • Adoção legal, segura e orientada pelo superior interesse da criança e do adolescente
  • Adolescentes e jovens egressos de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes

Destaques do novo PNCFC (2024):

  • Construção participativa com representantes de órgãos públicos, sociedade civil, organismos internacionais, jovens egressos do acolhimento e especialistas;
  • Seis novos eixos estratégicos para orientar as políticas públicas e o Sistema de Justiça;
  • Inclusão de um Plano de Ação detalhado para implementação nacional.

Com informações do Tribunal de Justiça do Estado de Minais Gerais:

https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/xviii-fonajup-discute-midias-sociais-aborto-legal-e-convivencia-familiar.htm#

Saiba mais, conheça o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária:

https://www.gov.br/participamaisbrasil/pncfc

Foto: Juarez Rodrigues/TJMG

Flickr: TJMG_Oficial

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support