A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS esteve representada pelo Diretor do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS (DRSP), Edgilson Araújo, na 63ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social da ONU, realizada de 9 a 14 de fevereiro, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos.

A agenda incluiu painéis de alto nível, preparatórios para a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social, que ocorrerá em novembro de 2025, em Doha – Catar. Entre outras atividades, o diretor participou do painel “Sistemas de proteção social baseados em direitos universais que se adaptam a riscos e promovem resiliência social”, juntamente com Angela Chomba Kawadami (Secretária Permanente de Proteção Social da Zambia), Hector Ramon Monilas (Diretor Executivo da Unidade Técnica do Gabinete Social da Presidência do Paraguay), Michael Woolcock (Banco Mundial) e Danilo Turk (Presidente do Clube de Madrid).

Na ocasião apresentou a experiência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) enquanto um sistema de proteção social resiliente, onde destacou sua estrutura, atuação e importância das parcerias na oferta de serviços socioassistenciais no Brasil.
A participação da SNAS reafirma o compromisso do Brasil com a promoção de políticas públicas de proteção social e da assistência social como direito universal.