Pular para o conteúdo

SNAS reforça papel da proteção social em emergências climáticas e apoio a refugiados, em evento no Amazonas

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS) marcou presença na agenda “Resiliência Climática e Inclusão Socioeconômica de Pessoas Refugiadas”, realizada em 17 de junho, em Manaus (AM), em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho.

Representando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a coordenadora-geral do Serviço de Situações de Calamidades Públicas e Emergências no SUAS, do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE/SNAS), Cinthia Miranda, destacou a atuação estratégica da Assistência Social frente aos efeitos das mudanças climáticas e às emergências humanitárias no país.

Foto: UNHCR/Miguel Pachioni

O evento foi promovido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), com apoio dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, do MDS, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), do Fórum Empresas com Refugiados, Instituto Hermanitos e Águas de Manaus.

Durante sua participação, Cinthia Miranda apresentou as ações do MDS para fortalecer a resposta do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em contextos de crise, com destaque para: a elaboração de orientações técnicas voltadas à gestão e operação da assistência social em desastres; o fortalecimento da vigilância socioassistencial em territórios vulneráveis; a estruturação de abrigos e estratégias de atendimento às famílias e indivíduos afetados; e a consolidação da Força de Proteção do SUAS (FORSUAS), estratégia nacional de suporte técnico e humanitário que tem atuado em emergências como as enchentes no Rio Grande do Sul e em diversas outras regiões do país.

Foto: UNHCR/Miguel Pachioni

“O Brasil hoje está inserido em duas frentes fundamentais: o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, com foco na adaptação de políticas públicas, e o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, voltado para a preparação e resposta a desastres. A assistência social está presente nos dois campos, garantindo proteção e reconstrução de vidas”, afirmou a coordenadora.

Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o Brasil reconheceu, até 2024, 156.612 pessoas como refugiadas, com destaque para cidadãos da Venezuela (93,1%), além de afegãos, colombianos e sírios. Apenas no ano de 2024, 13.632 novos refugiados foram oficialmente reconhecidos.
Na região amazônica, o impacto de emergências climáticas — como secas prolongadas e inundações severas — representa um desafio crescente para populações tradicionais, povos indígenas, ribeirinhos, migrantes e refugiados. Esses grupos enfrentam vulnerabilidades agravadas, com acesso restrito a serviços e redes de proteção.

A agenda em Manaus reforçou a importância de estratégias integradas que articulem sustentabilidade, adaptação climática e inclusão socioeconômica de pessoas refugiadas e deslocadas à força.

Lançamento do Hub Amazonas fortalece inclusão de refugiados no mercado de trabalho
Durante o encontro, foi lançado o Hub Amazonas do Fórum Empresas com Refugiados, iniciativa liderada pelo Instituto Hermanitos em parceria com o ACNUR e o Pacto Global da ONU – Rede Brasil. A plataforma reúne empresas e organizações de diversos setores comprometidas com a capacitação e contratação de pessoas refugiadas.

O evento também apresentou dados do relatório “Sem Escapatória”, do ACNUR, que alerta para os impactos das emergências climáticas na intensificação do deslocamento forçado em todo o mundo.

SAIBA MAIS

Portal MDS – Calamidades Públicas e Emergências:
https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/calamidades-publicas-e-emergencias

Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (MMA):
https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/clima/plano-nacional-de-adaptacao

Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (MI):
https://www.gov.br/midiasocial/pt-br/defesa-civil

Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE (MJSP):
https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/refugio

Relatório ACNUR “Sem Escapatória” – 2024 (UNHCR): https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2024/06/relatorio-semescapatoria-2024.pdf

Fórum Empresas com Refugiados:
https://www.empresascomrefugiados.com.br/

Instituto Hermanitos – Projeto Amazonas com Refugiados:
https://www.hermanitos.org.br/

Assessoria de Comunicação – SNAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support