VOCÊ ESTÁ NO BLOG DA REDE SUAS   Click to listen highlighted text! VOCÊ ESTÁ NO BLOG DA REDE SUAS

Experiência do Estado do Paraná

 

TÍTULO: Identificação da população inserida no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico e perfil de beneficiários

 

ESTADO:  PR
PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO: Em execução desde fevereiro de 2018
SECRETARIA: Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social
EQUIPE: Coordenação de Gestão do SUAS
E-MAIL: gestaosuas@seds.pr.gov.br, rmichelli@seds.pr.gov.br
TELEFONE: (41) 32102-711

 

 

OBJETIVO

Apresentar breve síntese e o perfil das pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, e suas famílias, bem como sua participação em benefícios e programas sociais.

 

FOCO/PÚBLICO-ALVO

Equipes técnicas municipais de assistência social e equipes técnicas da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social

 

CONTEXTO

A ideia de um instrumento de monitoramento das informações disponibilizadas na base do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico é decorrente da criação do Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses – IVF-PR, diante da necessidade de uma base de dados atualizada, para que as informações do mesmo sejam fidedignas.

O instrumento possibilita ainda uma identificação de parte da população, de cada município, que possa ser priorizada em ações de busca ativa e inclusão em serviços, programas, projetos e benefícios.

 

METODOLOGIA

Processamento das bases de dados do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, Programa Família Paranaense, Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada – BPC, por município, utilizando o Sistema Estatístico R.

Após o processamento das informações, as mesmas são compartilhadas com os municípios, por meio dos e-mails disponibilizados junto ao CadSUAS. Há ainda a disponibilização das informações para os 22 Escritórios Regionais da SEDS, para subsídio do processo de assessoramento aos municípios, bem como divulgação para as áreas técnicas da sede.

 

ENVOLVIDOS/PARTICIPANTES

O processo foi concebido e executado pela equipe da Coordenação de Gestão do SUAS e conta ainda com o apoio das coordenações vinculadas à Superintendência de Assistência Social da SEDS, sendo: Coordenação de Proteção Social Básica, Coordenação de Proteção Social Especial, bem como da Coordenação de Políticas para Pessoa com Deficiência, Coordenação de Políticas da Pessoa Idosa e Conselhos Estaduais de Assistência Social, Pessoa com Deficiência, e do Direito do Idoso.

 

INSUMOS NECESSÁRIOS

Bases de dados do CadÚnico, Programa Família Paranaense, Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada;

Sistema Estatístico R.

 

RESULTADOS

Tal identificação fomenta dentre outras ações, o acompanhamento de usuários e suas famílias, e também a redução do tempo entre a inclusão no CadÚnico e a atualização cadastral, gerando dados fidedignos da população identificada junto ao mesmo. A constante atualização das informações inseridas no CadÚnico aprimora ainda os procedimentos de seleção e inclusão de indivíduos e suas famílias em programas da União, do Estado e dos municípios.

 

MODELO DE ATENÇÃO

Apresentar breve síntese e o perfil das pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, e suas famílias, bem como sua participação em benefícios e programas sociais.

 

DESAFIOS E LIMITAÇÕES

Desafio de:

– reduzir o período de atualização cadastral do CadÚnico;

– identificar e incluir públicos prioritários de atendimento em serviços, programas, projetos e benefícios; e

– ampliação de ações de busca ativa por parte das equipes municipais.

 

PRÓXIMOS PASSOS

Vislumbra-se com a realização da ação a diminuição do número de cadastros do CadÚnico cujo período de atualização seja igual ou superior ao de 02 anos, bem como a inclusão de públicos prioritários de atendimento em serviços, programas, projetos e benefícios de políticas públicas, com destaque para a Política de Assistência Social.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Click to listen highlighted text!