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INFORME

Lançamento da mais nova edição do documento “Benefícios de Prestação Continuada: Perguntas Frequentes” O Departamento de Benefícios Assistenciais lança a edição atualizada do documento “Benefício de Prestação Continuada: Perguntas Frequentes”. Com uma série de perguntas e respostas, você terá a oportunidade de se manter informado sobre o BPC de uma maneira muito clara e objetiva. Esperamos que faça bom proveito do material, leia e releia sempre que precisar! E aproveite também para divulga-lo aos trabalhadores do SUAS que você conhece, e, principalmente, para o público do BPC! Você encontra o documento completo no link a seguir:

CENSO SUAS 2021

O Censo SUAS 2021 estará disponível para preenchimento a partir do dia 20 de setembro. O Censo é realizado anualmente, e permite traçar um retrato detalhado da assistência social no país, de forma a monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores.   O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/   Ou então, acesse o Blog da Rede SUAS e procure o banner do Censo.  Como no ano passado, para preencher os questionários é preciso antes de tudo realizar seu cadastro na conta gov.br  Acesse https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/snas/vigilancia/index6.php para mais orientações.  O calendário com as datas de cada questionário está na página principal do Censo  Em caso de dúvidas sobre o Censo SUAS, o responsável pelo preenchimento poderá entrar em contato com o Ministério por meio dos seguintes canais:  Chat: http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php   Email: vigilanciasocial@cidadania.gov.br  Pelo telefone: 121 

Setembro Amarelo: SUAS sensibiliza a rede para a prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo marca a sensibilização da sociedade sobre a prevenção ao suicídio. A rede SUAS também participa dessa luta, a fim de aumentar a compreensão sobre esse fenômeno e qualificar o atendimento voltado aos jovens, que são as maiores vítimas de suicídio no país. Para Maria Yvelônia, Secretária Nacional de Assistência Social, é necessário fortalecer o cuidado à saúde mental e prevenção ao suicídio. “Quero aqui também fazer menção da importância de cada gestor ter uma atenção especial às suas equipes, cuidar de quem cuida, nós precisamos olhar pelas nossas equipes, cuidar de nossas equipes, porque esse trabalho diário que nós fazemos, traz comprometimento muitas vezes para sua saúde mental, quero dizer que estou aqui enquanto Secretária Nacional de Assistência Social, também com esta preocupação, em cuidar da saúde mental de cada trabalhador do SUAS”, finalizou. Para isso, é importante que os profissionais do SUAS conheçam as seguintes iniciativas, que podem auxiliar no aprimoramento dos nossos serviços: Curso “Prevenção ao Suicídio”: online, gratuito, sobre formas de abordagem do sofrimento psíquico e a prevenção ao suicídio (40 horas); elaborado pelo Ministério da Saúde para profissionais de diversas áreas, incluindo da Assistência Social, com emissão de certificado: https://universusbrasil.saude.gov.br/2021/06/prevencao-ao-suicidio/ Serviço “Pode Falar”: atendimento online voltado a adolescentes e jovens; pode ser divulgado nos serviços em que esse público frequenta, especialmente os serviços de medidas socioeducativas e os de acolhimento. O link do Pode Falar é https://www.podefalar.org.br/, e as principais características do serviço são as seguintes: Serviço desenvolvido pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) Apoio complementar e voluntário (apenas se o jovem quiser) O adolescente pode ser atendido por uma pessoa preparada para ouvi-lo: o atendimento humano funciona de 2a feira a 6a feira, das 08 da manhã às 08 da noite, conforme quadro de horários: https://drive.google.com/file/d/17DMeivFtklH4wO4Syo7FjNyia8S59S_y/view Opção autoinstrucional, com atendimento primeiramente digital, com dicas de autocuidado em saúde mental e também como cuidar de outros As informações fornecidas ao Pode Falar são sigilosas O jovem precisará de celular e internet para usar o serviço; caso ele não tenha internet em casa, a unidade do SUAS pode liberar o sinal enquanto ele estiver na unidade Fique atento: o Pode Falar disponibiliza também um curso EAD de 10 horas, voltado aos profissionais que cuidam de adolescentes e jovens: https://www.unicef.org/brazil/promover-para-prevenir

INFORME – POR DENTRO DO BPC.

Inscrições abertas para o Webinário com os gestores da Região Sudeste O Departamento de Benefícios Assistenciais anuncia que estão abertas as inscrições para mais um Webinário “POR DENTRO DO BPC”. O Webinário reunirá os gestores da Região Sudeste do país, e acontece no dia 24 de setembro, sexta-feira, das 10h às 12h. A transmissão do evento será feita pelo YouTube. As inscrições estão abertas até 22 de setembro. Se você faz parte de algum órgão gestor, municipal ou estadual, do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro ou São Paulo, inscreva-se agora mesmo pelo link: https://forms.office.com/r/S9HrndfvB1 Depois de realizar sua inscrição, em até um dia antes do evento você receberá um link exclusivo para assistir ao webinário pelo YouTube. Lembrando que, ao final do encontro online, você poderá fazer a avaliação do evento. Quem responder ao formulário de avaliação, receberá uma declaração de participação. Aguardamos você no webinário! Se precisar entrar em contato conosco, nossos canais de contato estão sempre disponíveis. Basta enviar sua mensagem para bpc@cidadania.gov.br. Até breve!

Live de Apoio Técnico da REDE SUAS: Acesso e edição do Cad SUAS e SAA!

A Live tem o principal objetivo de orientar os gestores, conselheiros, trabalhadores do SUAS e demais interessados quanto ao processo de acesso, edição e alteração do Cad SUAS e SAA. Em breve será aberto o período de preenchimento do CENSO SUAS 2021, e é de grande importância que os dados estejam atualizados evitando prejuízos e atrasos aos entes por ocasião do seu preenchimento. Venha participar com a gente!

Refugiados e Migrantes podem ter direito ao Auxílio Emergencial

Refugiados e Migrantes podem ter direito ao Auxílio Emergencial. O Ministério da Cidadania, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a ONU Migração (OIM) publicaram orientações em português e em espanhol para orientar refugiados e migrantes em relação ao programa de Auxílio Emergencial. Versão em espanhol Versão em espanhol 2 Versão em francês Versão em inglês Versão em inglês 2 Versão em português. Versão em Warao. Áudio em Warao. Versão em Árabe.

Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento para Crianças de 0 a 6 Anos

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) lançou o Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento para Crianças de 0 a 6 Anos, com o objetivo de apoiar a intervenção técnica dos profissionais que atuam no referido serviço junto às crianças e a seus responsáveis familiares nos CRAS e Centros de Convivência de todo o país.  A oferta do SCFV para crianças de 0 a 6 anos estimula o convívio e a interação não só entre elas, mas delas com os(as) seus(suas) cuidadores(as), de modo que estabeleçam entre si relações protetivas, que assegurem às crianças o seu desenvolvimento integral e, aos familiares, a obtenção de informações e o apoio necessário para exercerem as atribuições de cuidado.  O Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento para Crianças de 0 a 6 Anos é acompanhado do Caderno de Atividades do SCFV para Crianças de 0 a 6 Anos e ambos podem ser acessados no link abaixo. 

SNAS realiza reunião técnica com os Estados sobre acolhimento familiar

No dia 31 de agosto, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) realizará apoio técnico sobre acolhimento familiar de crianças e adolescentes aos gestores estaduais. O apoio será feito por meio de reunião técnica por videoconferência para abordar o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e compartilhar experiências de alguns estados. Foram disponibilizadas até três vagas por Estado e DF, com a recomendação de que os participantes sejam técnicos de referência da gestão estadual que atuam na proteção social especial, de preferência na alta complexidade. Importante: essa reunião técnica é destinada apenas aos gestores estaduais. Após o apoio técnico, os Estados poderão repassar as informações aos municípios em suas atividades de mobilização e formação. O apoio técnico sobre acolhimento familiar para crianças e adolescentes é uma iniciativa do Departamento de Proteção Social Especial, por meio da Coordenação-Geral de Serviços de Alta Complexidade, em parceria com a Coordenação de Gestão Descentralizada e Participação Social do Departamento de Gestão do SUAS.

Lançamento do Caderno de Orientações Técnicas do SCFV para Crianças de 0 a 6 Anos.

No dia 27/08/2021, das 14h às 15h30, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) lançará o Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento para Crianças de 0 a 6 Anos, com o objetivo de apoiar a intervenção técnica dos profissionais que atuam no referido serviço junto às crianças e a seus responsáveis familiares nos CRAS e Centros de Convivência de todo o país.   O evento de lançamento ocorrerá por meio de uma live transmitida no canal da Rede SUAS no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=PPjNLSdsyuU Acione o lembrete!  Após o lançamento oficial, o Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento para Crianças de 0 a 6 Anos estará disponível neste blog da Rede SUAS, juntamente com o Caderno de Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento para Crianças de 0 a 6 Anos, com vistas ao acesso pelas equipes técnicas dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.    Ambos os materiais subsidiarão as atividades de apoio técnico realizadas pelas equipes estaduais junto às equipes que atuam na execução do SCFV.  

Conheça os principais resultados da pesquisa sobre Família Acolhedora

O vídeo traz um breve resumo da pesquisa “Fatores que favorecem e dificultam a implementação de serviços de acolhimento em família acolhedora nos municípios brasileiros: perspectiva de gestores e equipes técnicas”, realizada pela Dra. Luciana Perez.  O objetivo da pesquisa foi elaborar um diagnóstico da implementação de serviços de Famílias Acolhedoras nos municípios brasileiros. Dentre os fatores que fragilizam a oferta do serviço de Famílias Acolhedoras estão: (a) interrupção do serviço nos momentos de troca de gestão e (b) falta de conhecimento sobre o serviço. Além disso, a pesquisa identificou dois fatores que favorecem a oferta do serviço: (a) apoio dos gestores municipais de assistência social e (b) sensibilidade de juízes e promotores quanto à importância do serviço. A pesquisa foi coordenada pela Dra. Luciana Perez no período entre 23 de novembro de 2020 e 23 de fevereiro de 2021, sendo um estudo encomendado pela Coalizão Pelo Acolhimento Familiar, em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social. O vídeo produzido é uma iniciativa do Departamento de Proteção Social Especial, por meio da Coordenação Geral de Serviços de Acolhimento, em parceria com a Coordenação de Gestão Descentralizada e Participação Social do Departamento de Gestão do SUAS.

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