A SNAS lança caderno de Acompanhamento das Organizações da Sociedade Civil no SUAS
O Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS (DRSP), da Secretaria Nacional de Assistência Social, lançou o Caderno de Acompanhamento das Organizações da Sociedade Civil com Atuação no SUAS.
A partir de diretrizes, princípios e questões norteadoras do SUAS, o documento trata da importância da criação de processos e fluxos de acompanhamento das organizações e reforça a necessidade de integração da rede socioassistencial com a devida inclusão das OSCs nos processos de mapeamento, monitoramento e avaliação da vigilância socioassistencial.
A iniciativa para a elaboração do Caderno surgiu das observações e diálogos da equipe da Coordenação-Geral de Acompanhamento da Rede Socioassistencial do SUAS (CGARS/DRSP) com os diferentes atores do SUAS, que muito solicitam materiais de orientação a respeito do reconhecimento e da relação do Estado com as OSCs na política pública de assistência social.
O Caderno passou por consulta pública entre fevereiro e março de 2022 e contou com mais de 100 contribuições de profissionais ligados às OSCs e às gestões municipais e estaduais, além de conselheiros municipais e estaduais.
A publicação foi lançada no último dia 7 de dezembro durante o Seminário Virtual de Boas Práticas das Organizações da Sociedade Civil do SUAS. O evento contou com a participação de oito entidades de diferentes estados brasileiros apresentando seus trabalhos e a forma em que executam diferente serviços socioassistenciais.
A gravação do evento está disponível no canal do YouTube da Rede SUAS.
Para acessar o Caderno de Acompanhamento das Organizações da Sociedade Civil com Atuação no SUAS, clique aqui.
DEPARTAMENTO DA REDE PRIVADA NO SUAS
SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
MINISTÉRIO DA CIDADANIA