TÍTULO: BOLETIM DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL
MAPEAMENTO SOCIOTERRITORIAL
MUNICÍPIO/UF: Açailândia/MA
PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO: A PARTIR DE JULHO 2017
SECRETARIA: SEMAS- Secretaria Municipal de Assistência Social
EQUIPE: Vigilância Socioassistencial
E-MAIL: vigilanciasocial.acai@gmail.com
TELEFONE: (99) 99133-5263
OBJETIVO
Informar de forma sistemáticas as ações mensais de cada setor do município;
Fortalecimento da rede Socioterritorial.
FOCO/PÚBLICO-ALVO
A todas as entidades governamentais e não governamentais envolvidas na rede socioassistencial.
CONTEXTO
Após implantação da vigilância socioassistencial no município, observou-se a falta do mapeamento, diagnostico Socioterritorial e fragilidade entre a rede setorial, ocasionando assim, a falta de interação entre a mesma.
Identificado o problema, a vigilância sentiu a necessidade da realização do mapeamento socioterritorial e elaboração do Boletim Informativo da Vigilância Socioassistencial. A finalidade era construir e utilizar o diagnóstico socioterritorial como ferramenta de gestão da política de assistência social do município, articulando as dinâmicas da realidade local e estimulando os processos de participação das instituições governamentais e não governamentais.
METODOLOGIA
A Vigilância socioassistencial realizou em primeira instância, uma reunião com os técnicos e coordenadores dos programas, serviços e projetos, com o objetivo de informar a importância da vigilância e suas atribuições.
Feito isso, começou-se o mapeamento de toda rede Socioterritorial do município, dividindo os bairros por cada Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. CRAS Centro, CRAS Vila Ildemar e CRAS Pequiá.
A Vigilância socioassistencial realizou visitas nas Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Esporte para levantamento de todos os programas ofertados no Município a fim de mapear as instituições para a formação da rede socioassistencial local. Iniciou-se então, o levantamento de dados obtidos para catalogar os indicadores sociais.
O setor da Vigilância socioassistencial enviou para as entidades da sociedade civil e programas do poder público, formulários para realização do mapeamento Socioterritorial da Rede, onde a devolutiva do questionário respondido ocorreu em reunião posterior.
A equipe da Coordenação de Vigilância Socioassistencial da SEMAS realizou reunião com entidades governamentais e não governamentais, programas, serviços e projetos, para discutir a elaboração do mapeamento da rede de serviços na área de abrangência de cada CRAS no município, com a localização de postos de saúde, escolas, entidades, igrejas, entre outros.
O objetivo foi construir, com a participação da rede já existente, a cartografia social do território, de forma a possibilitar que o poder público conheça melhor as características e necessidades específicas da região.
Foram tabulados dados, concluído o diagnóstico Socioterritorial e confeccionado o Boletim Informativo.
ENVOLVIDOS/PARTICIPANTES
Forma Direta: Secretaria Municipal de Assistência Social e Vigilância Socioassistencial
Forma Indireta: Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Esporte, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humano Carmen Bascarán, Associação Comercial e Industrial de Açailândia – ACIA, Clube de Mães Católicas de Açailândia, Associação dos Moradores da Vila Capeloza, Associação dos Estudantes Especiais de Açailândia, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Açailândia, União de Moradores do Bairro Laranjeiras, Associação Comunitária Bom Samaritano, Associação dos Deficientes Físicos de Açailândia – ADEFIA, Instituto Internacional Vida Melhor, Associação
Comunitária e Social da Vila Ildemar – ASCOSVI, Casa Familiar Rural de Açailândia, Associação dos Moradores da Vila São Francisco e Jardim América I e II, Associação Esportiva Bola de Ouro, Associação Comunitária Juscelino Kubitschek de Oliveira – ACJKO, Projeto Missionário Filhos da Luz, Associação Comunitária dos Moradores do Pequiá, Clube das Mães do Pequiá.
INSUMOS NECESSÁRIOS
Para essa mostra contamos com uma equipe técnica, uma sala com uma boa estrutura física, equipada com multimídia, materiais de apoio.
Foram usados os dados do CADSUAS, CENSO SUAS 2016 E 2017 E CADASTRO ÚNICO.
RESULTADOS
Antes:
* Não havia um mapeamento Socioterritorial e consequentemente um diagnóstico setorial. Sem esse instrumento o trabalho da equipe técnica se tornava ineficaz;
* Ausência do boletim informativo deixava a rede socioassistencial sem maiores informações entre si. Principalmente ao que se refere aos dados quantitativos.
Depois:
* Ações focadas com demanda apresentada;
* Maior interação entre a rede socioassistencial;
* Apresentação mensal de dados quantitativos dos programas, projetos, serviços e benefícios.
Quais os recursos didáticos criados? Boletim Informativo da Vigilância Socioassistencial
Como foi feita a comunicação/publicização da experiência? Através da confecção impresso dos boletins e diagnóstico Socioterritorial, sendo estes distribuídos em reuniões com organizações governamentais e não governamentais.
MODELO DE ATENÇÃO
O projeto desenvolvido atingiu de forma positiva no município ao que se refere a interação da rede socioassistencial, estreitando os relacionamentos para a realização dos encaminhamentos entre os setores e as políticas públicas.
DESAFIOS E LIMITAÇÕES
* Equipe multidisciplinar incompleta;
* Enfraquecimento da rede socioassistencial;
* Dificuldade de reunir a rede para os debates.
PRÓXIMOS PASSOS
Após essa primeira ação, observou-se a necessidade de interação entre a própria rede do SUAS e seus equipamentos implantados.
Reuniões avaliativas com equipe técnica dos programas.
Olá gostaria de obter mais informações acerca da experiencia do município. Tive minha experiencia premiada na mesma mostra. Sou do município de Assaré-CE
Boa tarde..gostaria de receber informações sobre Vigilancia Socioassistencial.
Prezado Francisco, gentileza entrar em contato com a equipe técnica da Coordenação-Geral de Planejamento e Vigilância Socioassistencial pelo e-mail: vigilanciasocial@cidadania.gov.br
Boa tarde..gostaria de receber informações sobre Vigilancia Socioassistencial. Estou escrevendo um pequeno artigo sobre a história da Vigilância Socioassistencial no Brasil.
Prezado Francisco, gentileza entrar em contato com a equipe técnica da Coordenação-Geral de Planejamento e Vigilância Socioassistencial pelo e-mail: vigilanciasocial@cidadania.gov.br