TÍTULO: Identificação da população inserida no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico e perfil de beneficiários
ESTADO: PR
PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO: Em execução desde fevereiro de 2018
SECRETARIA: Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social
EQUIPE: Coordenação de Gestão do SUAS
E-MAIL: gestaosuas@seds.pr.gov.br, rmichelli@seds.pr.gov.br
TELEFONE: (41) 32102-711
OBJETIVO
Apresentar breve síntese e o perfil das pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, e suas famílias, bem como sua participação em benefícios e programas sociais.
FOCO/PÚBLICO-ALVO
Equipes técnicas municipais de assistência social e equipes técnicas da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social
CONTEXTO
A ideia de um instrumento de monitoramento das informações disponibilizadas na base do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico é decorrente da criação do Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses – IVF-PR, diante da necessidade de uma base de dados atualizada, para que as informações do mesmo sejam fidedignas.
O instrumento possibilita ainda uma identificação de parte da população, de cada município, que possa ser priorizada em ações de busca ativa e inclusão em serviços, programas, projetos e benefícios.
METODOLOGIA
Processamento das bases de dados do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, Programa Família Paranaense, Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada – BPC, por município, utilizando o Sistema Estatístico R.
Após o processamento das informações, as mesmas são compartilhadas com os municípios, por meio dos e-mails disponibilizados junto ao CadSUAS. Há ainda a disponibilização das informações para os 22 Escritórios Regionais da SEDS, para subsídio do processo de assessoramento aos municípios, bem como divulgação para as áreas técnicas da sede.
ENVOLVIDOS/PARTICIPANTES
O processo foi concebido e executado pela equipe da Coordenação de Gestão do SUAS e conta ainda com o apoio das coordenações vinculadas à Superintendência de Assistência Social da SEDS, sendo: Coordenação de Proteção Social Básica, Coordenação de Proteção Social Especial, bem como da Coordenação de Políticas para Pessoa com Deficiência, Coordenação de Políticas da Pessoa Idosa e Conselhos Estaduais de Assistência Social, Pessoa com Deficiência, e do Direito do Idoso.
INSUMOS NECESSÁRIOS
Bases de dados do CadÚnico, Programa Família Paranaense, Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada;
Sistema Estatístico R.
RESULTADOS
Tal identificação fomenta dentre outras ações, o acompanhamento de usuários e suas famílias, e também a redução do tempo entre a inclusão no CadÚnico e a atualização cadastral, gerando dados fidedignos da população identificada junto ao mesmo. A constante atualização das informações inseridas no CadÚnico aprimora ainda os procedimentos de seleção e inclusão de indivíduos e suas famílias em programas da União, do Estado e dos municípios.
MODELO DE ATENÇÃO
Apresentar breve síntese e o perfil das pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, e suas famílias, bem como sua participação em benefícios e programas sociais.
DESAFIOS E LIMITAÇÕES
Desafio de:
– reduzir o período de atualização cadastral do CadÚnico;
– identificar e incluir públicos prioritários de atendimento em serviços, programas, projetos e benefícios; e
– ampliação de ações de busca ativa por parte das equipes municipais.
PRÓXIMOS PASSOS
Vislumbra-se com a realização da ação a diminuição do número de cadastros do CadÚnico cujo período de atualização seja igual ou superior ao de 02 anos, bem como a inclusão de públicos prioritários de atendimento em serviços, programas, projetos e benefícios de políticas públicas, com destaque para a Política de Assistência Social.