A Coordenação Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Departamento de Gestão do SUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social realizou oficina para a construção do Planejamento Estratégico Situacional (PES) da equipe estadual de gestão do trabalho e educação permanente do SUAS do Estado do Amapá (AP). Essa é a primeira vez que a equipe estadual recebe presencialmente apoio técnico da CGGTEP/DGSUAS.
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia de planejamento flexível criada pelo economista chileno Carlos Matus, que, em síntese prospecta a resolução de problemas complexos em contextos dinâmicos e incertos. O PES reconhece que a realidade está em constante mudança e que vários atores sociais têm diferentes interesses em jogo. Possui os seguintes momentos: I) Explicativo (análise situacional, com levantamento e explicação de problemas); II) Normativo (construção do futuro desejado, objetivos e metas a serem alcançadas); III) Estratégico (análise da viabilidade das ações propostas, levando-se em consideração os recursos disponíveis); IV) Tático Operacional (implementação das ações planejadas, acompanhamento e avaliação dos resultados).

A oficina, idealizada pela CGGTEP/DGSUAS, possibilita às equipes estaduais de gestão do trabalho e educação permanente do SUAS discutir problemas de planejamento e construir soluções factíveis envolvendo os aspectos técnicos e políticos. A mesma oficina já foi ofertada para os Estados do Amazonas, Pará, Alagoas, Pernambuco, Roraima, Rio de Janeiro. O próximo estado a receber a oficina será Mato Grosso do Sul.
Durante a semana a CGGTEP/DGSUAS realizará mais três oficinas: Construção da matriz SWOT da equipe de gestão do SUAS do Estado; Mapeamento de competências para gestão do trabalho e educação permanente do SUAS e Desenho instrucional no contexto da Educação Permanente do SUAS. A CGGTEP/DGSUAS tem apoiado tecnicamente todas as equipes estaduais de gestão do trabalho e educação permanente do SUAS em atividades presenciais e remotas.