Pular para o conteúdo

Oficina de Alinhamento para Construção de Metodologia – Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz

Foi realizada nos dias 8 e 9 de maio Oficina de Alinhamento para Construção de Metodologia – Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, através do Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria Nacional de Assistência Social (DPSB/SNAS/MDS), em Brasília/DF. O programa está na fase de transição para se tornar o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para crianças de 0 a 6 anos e gestantes, integrando as ações do Sistema Único de Assistência Social.

A oficina ainda contou com apoio do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS/SNAS), tanto na realização, quanto no processo de construção metodológica. A agenda teve como objetivo elaborar, de forma coletiva, material de referência para a capacitação das/os profissionais durante o período de reestruturação do Criança Feliz. 

Cerca de 130 participantes estiveram no evento e puderam colaborar com o material, entre elas/es: coordenadoras/es e multiplicadoras/es estaduais do Primeira Infância no SUAS/Programa Criança Feliz, referências técnicas estaduais da Proteção Social Básica, técnicas/os estaduais da Gestão do Trabalho e representantes do MDS.

A cerimônia de abertura foi marcada pelas presenças do secretário nacional, André Quintão, e da chefe de Política Social do Unicef no Brasil, Liliana Chopitea.

Segundo o secretário nacional, o encontro teve como finalidade preparar os municípios para a transição do programa para um serviço socioassistencial regular. “A política pública se constrói ouvindo democraticamente, pois está em jogo o presente dessas crianças que precisam do apoio do poder público”, afirmou.

Representantes do DPSB, o diretor Elias Oliveira, a coordenadora-geral do Tuanny Karen Souza Ramos e a coordenadora-geral de Serviços e Programas de Proteção Social Básica às Famílias, Déborah Akerman, apresentaram os objetivos e as expectativas do evento. 

“A gente está pensando no SUAS integrado. Uma proteção social básica integrada com pé fincado no território e, sobretudo, sob um olhar dos vazios protetivos”, informou o diretor da DPSB.

Elias explicou que a reformulação segue três eixos principais: a consolidação do programa como serviço permanente do SUAS, a integração operacional entre as equipes do Criança Feliz e da Proteção Social Básica, e a criação de um curso nacional de 40 horas para capacitação dos agentes municipais.

Ao longo do primeiro dia da oficina foram apresentados os materiais de formação elaborados a partir das considerações com as equipes estaduais. Foi realizada divisão dos participantes em grupos de trabalho para discussão do material proposto, com base nas análises realizadas pelos grupos, promovendo ajustes e contribuições coletivas.

O segundo dia deu continuidade aos debates do material de formação e as/os participantes tiveram espaço para compartilhar observações, sugestões e reflexões sobre as atividades realizadas durante a oficina.

No final do evento, o DPSB fez uma agradecimento especial aos Estados e Governo Federal pelo apoio e parcerias contínuas.

PRÓXIMOS PASSOS

O ministério dará início a uma nova rodada de consultas com gestores municipais antes da finalização do material formativo definitivo. Enquanto isso, as equipes estaduais e municipais já utilizam uma versão provisória do curso de capacitação.

Com informações da ASCOM/MDS:

https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/oficina-em-brasilia-avanca-reordenamento-do-primeira-infancia-no-suas-crianca-feliz

Confira mais fotos da abertura no Flickr do MDS: 

Primeira Infância no SUAS - Reordenamento do Programa

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support