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- 2º Seminário Nacional de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS
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- IV Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Espírito Santo
- Dia do Orgulho LGBTQIAPN+
- 25ª CIT SUAS pauta Política Antimanicomial e nova regulamentação do Bolsa Família
O Núcleo Nacional de Educação Permanente do SUAS – NUNEP/SUAS foi instituído pelo Decreto n° 10.049, de 9 de outubro de 2019 como instância colegiada de natureza consultiva, com competências de: I – diagnosticar as competências e as necessidades de qualificação dos membros dos conselhos de assistência social, dos trabalhadores e dos gestores do Suas;
I – acompanhar, em conjunto com o Ministério da Cidadania, as medidas de educação permanente do Sistema Único de Assistência Social – Suas, a fim de subsidiar o seu aprimoramento e a sua execução;
II – diagnosticar as competências e as necessidades de qualificação dos membros dos conselhos de assistência social, dos trabalhadores e dos gestores do Suas;
III – propor metodologias e conteúdos ao Ministério da Cidadania sobre cursos de formação e capacitação no âmbito da educação permanente no Suas;
IV – atuar no processo de avaliação dos conteúdos e das metodologias decursos de formação e capacitação no âmbito do Suas; e
V – disseminar informações e conhecimentos relacionados à qualificação e formação no âmbito do Suas.
A Resolução nº 1, de 12 de novembro de 2021 aprova o Regimento Interno do Núcleo Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – NUNEP/SUAS.
O Decreto nº 10.049, de 09 de outubro de 2019, também regulamenta o funcionamento do NUNEP conforme o estabelecido na Resolução nº 4, de 13 de março de 2013, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que estabelece a configuração organizacional da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, da qual fazem parte os Núcleos de Educação Permanente – NUNEPs.
Os NUNEPs devem ser organizados de acordo com as capacidades da União, dos estados e do Distrito Federal, na forma de instâncias colegiadas, constituindo-se em locus privilegiado de:
a) descentralização para estados, Distrito Federal e municípios de atribuições relacionadas à realização de diagnósticos de competências e necessidades de qualificação e de formatação, oferta e implementação de ações de formação e capacitação;
b) participação social na elaboração de diagnósticos de necessidades de qualificação e no planejamento das ações de Educação Permanente;
c) interlocução, diálogo e cooperação entre os diferentes sujeitos envolvidos na implementação desta Política; e
d) proposição de alternativas às equipes responsáveis pela Gestão do Trabalho nas três esferas de governo.
A importância da estruturação desses Núcleos na implementação e efetivação da Educação Permanente no SUAS é evidenciada por atividades, tais como:
- problematização do saber e da experiência, que resulta dos processos de implementação do SUAS;
Reuniões de 2022
COMISSÃO 1: AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL QUANTO À EDUCAÇÃO PERMANENTE |
Comissão responsável por realizar debate e propor ações para apoiar a descentralização e a participação social no tema da Educação Permanente no SUAS, com foco prioritário de atuação junto aos NUEP’s. Desafios identificados: Sensibilização e formação dos gestores para a compreensão da importância da educação permanente para o cumprimento dos objetivos e entregas do SUAS; Trabalhadores/as – tempo e disponibilidade para realizar ações de educação permanente incorporados como atividade de trabalho. |
Participantes: |
Sheila Benjuino de Carvalho – Ministério da Cidadania Ana Carolina Souza Ferreira – Ministério da Cidadania Andre Luiz Lara Resende Saraiva – Ministério da Cidadania Elisa Cleia – Fonseas Solange Bueno – CNAS usuários Tânia Soares – Fonseas Magali Pereira – Congemas |
COMISSÃO 2: REALIZAR DEBATE SOBRE A INSTITUIÇÃO ESCOLA NACIONAL DO SUAS BEM COMO APOIAR SUA INSTITUIÇÃO E FOMENTAR ESCOLAS DESCENTRALIZADAS. |
Comissão responsável por realizar debate e propor diretrizes e ações quanto ao desenvolvimento a nível nacional de ações de educação permanente organizadas em estrutura institucional, como as escolas do SUAS. Desafios identificados: Alcance da rede socioassistencial governamental e não governamental; Alcance dos profissionais de nível médio e fundamental; Formação para os trabalhadores sobre acessibilidade e atendimento a pessoa com deficiência; Propor e avançar em novas propostas de ações como o programa de Residência no SUAS |
Participantes: |
Annie Kettly Neves Pedrosa – Ministério da Cidadania Roberta Cortizo – Ministério da Cidadania Felipe Jardim – Ministério da Cidadania Rivia Araújo – Ministério da Cidadania Edgilson Tavares – Instituição de Ensino Sandra Regina – CNAS trabalhadores |
COMISSÃO 3: APOIAR PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO SOBRE O PROGRAMA CAPACITASUAS, AMPLIAR AÇÃO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS PARA SEU APRIMORAMENTO E REALIZAR DEBATE SOBRE PARCERIA COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARA A EP NO SUAS. |
Comissão responsável por realizar debate e propor diretrizes e ações quanto ao aprimoramento do Programa CapacitaSUAS, tendo em vista os desafios e aprendizados identificados, bem como apoiar no tema de avaliação de cursos e aprimoramento das estratégias, em especial quanto a suas linguagens e abordagens e, ainda, apoiar no debate sobre parceria com instituições de ensino para Educação Permanente no SUAS. Desafios identificados: Aprimorar e avançar com o Programa CapacitaSUAS – com atenção as dificuldades apresentadas, como a questão da evasão; Avaliação de cursos – adequação de linguagem e abordagens; Reativar a RENEP SUAS; Ampliar parcerias com órgãos públicos com competência para realizar ações de Educação permanente. |
Participantes: |
Annie Kettly Neves Pedrosa – Ministério da Cidadania Marco Rodrigo Carvalho Silva – Ministério da Cidadania Everaldo Lauritzen – Instituição de Ensino Adriana Pinto Rodrigues – Ministério da Cidadania Penélope Andrade – Congemas Heloíza Egas – Ministério da Cidadania Simone Gomes – CNAS trabalhadores Bruna Carnelossi – CNAS usuários |
ATAS DE REUNIÕES
1ª Reunião Extraordinária do NUNEP em 01 de setembro de 2022.
Ata do dia 1º de setembro de 2022 | 1ª Reunião Extraordi´nária do NUNEP, clique na imagem abaixo ou aqui.
![](http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2022/11/Ata-setembro-2022-1.jpg)
em Setembro de 2022
Apresentações e documentos utilizados na reunião anual com os NUEPs, nos dias 17 e 18 de novembro de 2022. Clique nas imagens para acessar os documentos.
APRESENTAÇÕES
Clique na imagem abaixo para acessar a apresentação da Secretaria Executiva do NUNEP no dia 01 de setembro de 2022.
Encaminhamentos da 1ª Reunião Extraordinária, de 01/09/2022, clique na imagema abaixo ou aqui.
![](http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2022/11/Nunep-Encaminhamentos-2022.jpg)
![](http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2022/11/Regimento-Interno-NUNEP.png)
![](http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2022/11/decreto-10.049.png)
![](http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2022/11/PNEP-2013.png)
Em construção
CapacitaSUAS
![](http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2022/11/CapacitaSUAS_transp.png)
Guia para Elaboração do Plano de Capacitação do SUAS, clique aqui.
Levantamento de temas para capacitação dos trabalhadores de nível médio do SUAS
BIBLIOTECA DO SUAS
Assistência Social
- Concepção e Gestão da Proteção Social Não Contributiva no Brasil
- Política Nacional de Assistência Social PNAS/2004
- Política Nacional do Idoso
- Lei Orgânica de Assistência Social – Loas Anotada
- Lei Orgânica de Assistência Social (de Bolso)
- Estatuto do Idoso
- Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária
- Plano Decenal Suas Plano 10
- Caderno Assistência Social
- Sistema Único de Assistência Social: Consolidação do SUAS
Gestão do Trabalho & Educação Permanente
- Censo SUAS 2014
- Censo SUAS 2013
- Censo SUAS 2012
- Censo SUAS 2011
- Censo SUAS 2010
- Censo SUAS 2009: CRAS
- Censo SUAS 2009: CREAS
Resolução CNAS 17/2011 – Profissionais de Nível Superior do SUAS
Resolução CNAS 09/2014 – Profissionais de Nível Médio e Fundamental do SUAS - Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas em Pauta
- Gestão do Trabalho no Âmbito do Suas
- NOB-RH/SUAS Anotada e Comentada
- Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais
- NOB/SUAS 2012
- Política Nacional de Educação Permanente
- Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Suas
- CapacitaSUAS: Assistência Social: Política de Direitos à Seguridade Social
- CapacitaSUAS: Proteção de Assistência Social: Segurança de Acesso a Benefícios e Serviços de Qualidade
- CapacitaSUAS: Vigilância Socioassistencial: Garantia do Caráter Público da Política de Assistência Social
- Caderno de orientações técnicas sobre gastos no pagamento dos profissionais das equipes de referência do SUAS
Proteção Básica
- CRAS – um lugar de refazer historia
- Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
- Cras: A Melhoria da Estrutura Física para o Aprimoramento dos Serviços o Orientações para gestores e projetistas municipais
- O CRAS que temos, o CRAS que queremos – Volume 1
- Programa Nacional de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho
Proteção Especial
- Creas – Centro de Referência Especializado da Assistência Social
- Rua – Aprendendo a contar: Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua
- Inclusão das Pessoas em Situação de Rua no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
- Atenção às famílias das mulheres grávidas, lactantes e com filhas os até 12 anos incompletos ou com deficiência privadas de liberdade.pdf
- Guia de Referência para o trabalho social com a população indígena refugiada e imigrante
- Caderno de Orientações Técnicas Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.pdf
- Caderno de orientações Técnicas do PETI.pdf
Controle Social
- Resolução CNAS 06/2015 – Trabalhadores do SUAS no Controle Social
Capacitação de Conselheiros de Assistência Social – Guia de Estudos - Capacitação para Controle Social nos Municípios
Trabalhadores
- Contribuições da Terapia Ocupacional no Sistema Único de Assistência Social
- A Resolução COFFITO N° 406 / 2011 disciplina a especialidade profissional Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais, que aponta a Assistência Social como uma das áreas de atuação do terapeuta ocupacional social.
- A Resolução COFFITO Nº 383/ 2010 define as competências do Terapeuta Ocupacional nos Contextos Sociais, apontando que o terapeuta ocupacional, no âmbito de sua atuação, é profissional competente para atuar em todos os níveis de complexidade da Política de Assistência Social.
- Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas/os em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas
- Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em Programas de Atenção à Mulher em situação de Violência
- Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas (os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social
- Referência Técnica para Atuação de Psicólogas(os) em Programas de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
- Como os psicólogos e as psicólogas podem contribuir para avançar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS): informações para gestoras e gestores
- Falando sério sobre escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência e a rede de proteção
- Adolescência e Psicologia. Concepções, Práticas e Reflexões Críticas
- Referências Técnicas para atuação do/a psicólogo/a no CRAS/SUAS
- Benefício de Prestação Continuada: não abra mão da sua cidadania
- Os direitos humanos na prática profissional dos psicólogos
- Direitos Humanos? O que temos a ver com isso?
- Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos(as) na Política de Assistência Social
- Em Debate – Álcool e Outras Drogas
- Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e os Saberes Tradicionais: Referências Básicas Para Atuação Profissional
- Contra o Genocídio da População Negra: Subsídios Técnicos e Teóricos para Psicologia
- Cidadania Ativa na Prática Contribuições da Psicologia e da Animação Sociocultural
- A Psicologia Promovendo o ECA: Reflexões sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente
- Psicologia e Preconceito Racial
- Psicologia e o trabalho no CRAS
- Caderno de Psicologia e Políticas Públicas
- Entre Garantia de Direitos e Práticas Libertárias
- Outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam drogas
- Atribuições Privativas do/a Assistente Social Em Questão
- Seminário Nacional: O Trabalho do/a Assistente Social no SUAS
- Trabalhar na Assistência Social em Defesa dos Direitos da Seguridade Social
- O Controle Social e a consolidação do Estado Democrático de Direito
- Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social
- CFESS Manifesta – Análises Conjunturais
Saberes SUAS
![](http://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2022/11/ID_SUAS_SABERES_COLORIDO-1024x1024.png)
Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania lançou o Saberes SUAS, nesta terça-feira (25.01). Trata-se de uma nova ação estratégica, com base em experiências desenvolvidas a partir da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi pensada para complementar a formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema, que já contam com o Capacita SUAS.
Mais informações, clique aqui.
Guia para Elaboração do Plano de Capacitação do SUAS, clique aqui.
Anos anteriores
Memória da 1ª Reunião Ordinária NUNEPSUAS (18.12.2020)