Núcleo Nacional de Educação Permanente do SUAS – NUNEP

Notícias recentes


    O Núcleo Nacional de Educação Permanente do SUAS – NUNEP/SUAS foi instituído pelo Decreto n° 10.049, de 9 de outubro de 2019  como instância colegiada de natureza consultiva, com competências de: I – diagnosticar as competências e as necessidades de qualificação dos membros dos conselhos de assistência social, dos trabalhadores e dos gestores do Suas;

    I – acompanhar, em conjunto com o Ministério da Cidadania, as medidas de educação permanente do Sistema Único de Assistência Social – Suas, a fim de subsidiar o seu aprimoramento e a sua execução;

    II – diagnosticar as competências e as necessidades de qualificação dos membros dos conselhos de assistência social, dos trabalhadores e dos gestores do Suas;

    III – propor metodologias e conteúdos ao Ministério da Cidadania sobre cursos de formação e capacitação no âmbito da educação permanente no Suas;

     IV – atuar no processo de avaliação dos conteúdos e das metodologias decursos de formação e capacitação no âmbito do Suas; e

    V – disseminar informações e conhecimentos relacionados à qualificação e formação no âmbito do Suas.

    A Resolução nº 1, de 12 de novembro de 2021 aprova o Regimento Interno do Núcleo Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – NUNEP/SUAS. 

    O Decreto nº 10.049, de 09 de outubro de 2019, também regulamenta o funcionamento do NUNEP conforme o estabelecido na Resolução nº 4, de 13 de março de 2013, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que estabelece a configuração organizacional da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, da qual fazem parte os Núcleos de Educação Permanente – NUNEPs.

    Os NUNEPs devem ser organizados de acordo com as capacidades da União, dos estados e do Distrito Federal, na forma de instâncias colegiadas, constituindo-se em locus privilegiado de:

    a) descentralização para estados, Distrito Federal e municípios de atribuições relacionadas à realização de diagnósticos de competências e necessidades de qualificação e de formatação, oferta e implementação de ações de formação e capacitação;

    b) participação social na elaboração de diagnósticos de necessidades de qualificação e no planejamento das ações de Educação Permanente;

    c) interlocução, diálogo e cooperação entre os diferentes sujeitos envolvidos na implementação desta Política; e

    d) proposição de alternativas às equipes responsáveis pela Gestão do Trabalho nas três esferas de governo.

    A importância da estruturação desses Núcleos na implementação e efetivação da Educação Permanente no SUAS é evidenciada por atividades, tais como:

    • problematização do saber e da experiência, que resulta dos processos de implementação do SUAS;
  • produção de conhecimentos sobre os diferentes aspectos do trabalho e do controle social no SUAS;
  • elaboração de diagnósticos de necessidades de qualificação dos trabalhadores;
  • organização de observatórios de práticas profissionais;
  • sistematização de experiências de gestão e provimento de serviços e benefícios;
  • planejamento de ações de formação e capacitação;
  • acompanhamento das ações de formação e capacitação realizadas;
  • socialização e disseminação das informações e conhecimentos produzidos, por meio da realização de fóruns, jornadas, seminários, entre outros; e
  • validação de certificados de ações de formação e capacitação adquiridos externamente aos percursos formativos estabelecidos na Política.

  • Composição do NUNEP/SUAS – Clique na imagem

    Reuniões de 2022

    Ações do NUNEP (2022-2023) – Clique na imagem

    COMISSÃO 1: AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL QUANTO À EDUCAÇÃO PERMANENTE 
    Comissão responsável por realizar debate e propor ações para apoiar a descentralização e a participação social no tema da Educação Permanente no SUAS, com foco prioritário de atuação junto aos NUEP’s. Desafios identificados: Sensibilização e formação dos gestores para a compreensão da importância da educação permanente para o cumprimento dos objetivos e entregas do SUAS; Trabalhadores/as – tempo e disponibilidade para realizar ações de educação permanente incorporados como atividade de trabalho. 
    Participantes: 
    Sheila Benjuino de Carvalho – Ministério da Cidadania  
    Ana Carolina Souza Ferreira  – Ministério da Cidadania  
    Andre Luiz Lara Resende Saraiva  – Ministério da Cidadania 
    Elisa Cleia – Fonseas  
    Solange Bueno – CNAS usuários  
    Tânia Soares – Fonseas 
    Magali Pereira – Congemas  

    COMISSÃO 2: REALIZAR DEBATE SOBRE A INSTITUIÇÃO ESCOLA NACIONAL DO SUAS BEM COMO APOIAR SUA INSTITUIÇÃO E FOMENTAR ESCOLAS DESCENTRALIZADAS. 
    Comissão responsável por realizar debate e propor diretrizes e ações quanto ao desenvolvimento a nível nacional de ações de educação permanente organizadas em estrutura institucional, como as escolas do SUAS. Desafios identificados: Alcance da rede socioassistencial governamental e não governamental; Alcance dos profissionais de nível médio e fundamental; Formação para os trabalhadores sobre acessibilidade e atendimento a pessoa com deficiência; Propor e avançar em novas propostas de ações como o programa de Residência no SUAS 
    Participantes: 
    Annie Kettly Neves Pedrosa – Ministério da Cidadania  
    Roberta Cortizo  – Ministério da Cidadania  
    Felipe Jardim – Ministério da Cidadania 
    Rivia Araújo – Ministério da Cidadania  
    Edgilson Tavares – Instituição de Ensino  
    Sandra Regina – CNAS trabalhadores  

    COMISSÃO 3:  APOIAR PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO SOBRE O PROGRAMA CAPACITASUAS, AMPLIAR AÇÃO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS PARA SEU APRIMORAMENTO E REALIZAR DEBATE SOBRE PARCERIA COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARA A EP NO SUAS. 
    Comissão responsável por realizar debate e propor diretrizes e ações quanto ao aprimoramento do Programa CapacitaSUAS, tendo em vista os desafios e aprendizados identificados, bem como apoiar no tema de avaliação de cursos e aprimoramento das estratégias, em especial quanto a suas linguagens e abordagens e, ainda, apoiar no debate sobre parceria com instituições de ensino para Educação Permanente no SUAS. Desafios identificados: Aprimorar e avançar com o Programa CapacitaSUAS – com atenção as dificuldades apresentadas, como a questão da evasão; Avaliação de cursos – adequação de linguagem e abordagens; Reativar a RENEP SUAS; Ampliar parcerias com órgãos públicos com competência para realizar ações de Educação permanente. 
    Participantes: 
    Annie Kettly Neves Pedrosa – Ministério da Cidadania  
    Marco Rodrigo Carvalho Silva – Ministério da Cidadania  
    Everaldo Lauritzen – Instituição de Ensino 
    Adriana Pinto Rodrigues – Ministério da Cidadania  
    Penélope Andrade – Congemas 
    Heloíza Egas – Ministério da Cidadania 
    Simone Gomes –  CNAS trabalhadores  
    Bruna Carnelossi –  CNAS usuários

    ATAS DE REUNIÕES

    1ª Reunião Extraordinária do NUNEP em 01 de setembro de 2022.

    Ata do dia 1º de setembro de 2022 | 1ª Reunião Extraordi´nária do NUNEP, clique na imagem abaixo ou aqui.

    Ata da 1ª Reunião Extraordinária
    em Setembro de 2022
    Ata da Reunião Extraordinária
    em Novembro de 2022

    Apresentações e documentos utilizados na reunião anual com os NUEPs, nos dias 17 e 18 de novembro de 2022. Clique nas imagens para acessar os documentos.

    Apresentação da SNAS sobre o Apoio Integrado
    Apresentação do IPEA sobre a plataforma INCLUA
    Texto do IPEA sobre a plataforma INCLUA


    APRESENTAÇÕES

    Clique na imagem abaixo para acessar a apresentação da Secretaria Executiva do NUNEP no dia 01 de setembro de 2022.

    Apresentação da Secretaria Executiva do NUNEP, 01/09/2022

    Encaminhamentos da 1ª Reunião Extraordinária, de 01/09/2022, clique na imagema abaixo ou aqui.

    Encaminhamentos da Reunião de 01/09/2022

    Resolução nº1/2021 aprova o Regimento Interno do NUNEP
    Decreto 10.049/2021 institui o NUNEP
    Resolução nº04/2013 institui a PNEP

    Em construção


    CapacitaSUAS

    Guia para Elaboração do Plano de Capacitação do SUAS, clique aqui.

    Levantamento de temas para capacitação dos trabalhadores de nível médio do SUAS



    BIBLIOTECA DO SUAS  

    Assistência Social 

    Gestão do Trabalho & Educação Permanente 

    Proteção Básica 

    Proteção Especial 

    Controle Social 

    Trabalhadores 


    Saberes SUAS

    Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania lançou o Saberes SUAS, nesta terça-feira (25.01). Trata-se de uma nova ação estratégica, com base em experiências desenvolvidas a partir da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi pensada para complementar a formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema, que já contam com o Capacita SUAS.

    Mais informações, clique aqui.


    [/vc_column][/vc_row]

    Guia para Elaboração do Plano de Capacitação do SUAS, clique aqui.

    Clique na imagem para acessar o documento

    Anos anteriores

    Memória da 1ª Reunião Ordinária NUNEPSUAS (18.12.2020)

    Download



    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    //]]>