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O que é NUNEP?

Núcleo Nacional de Educação Permanente do SUAS –NUNEP/SUAS foi instituído pelo Decreto n° 10.049, de 9 de outubro de 2019  como instância colegiada de natureza consultiva, com competências de: I – diagnosticar as competências e as necessidades de qualificação dos membros dos conselhos de assistência social, dos trabalhadores e dos gestores do Suas;

AtribuiçõesNúcleo Nacional de Educação Permanente do SUAS:

  • Acompanhar

    Em conjunto com o Ministério da Cidadania, as medidas de educação permanente do Sistema Único de Assistência Social – Suas, a fim de subsidiar o seu aprimoramento e a sua execução;

  • Diagnosticar

    As competências e as necessidades de qualificação dos membros dos conselhos de assistência social, dos trabalhadores e dos gestores do Suas;

  • Propor

    Metodologias e conteúdos ao Ministério da Cidadania sobre cursos de formação e capacitação no âmbito da educação permanente no Suas;

  • Atuar

    No processo de avaliação dos conteúdos e das metodologias decursos de formação e capacitação no âmbito do Suas; e

  • Disseminar

    Informações e conhecimentos relacionados à qualificação e formação no âmbito do Suas.

COMPOSIÇÃO NUNEP/SUAS 2024

Membro Titulare-mailMembro Suplentee-mail
FONSEAS
Tânia Soares de Souza (RR)
soarestania07@hotmail.com;FONSEAS
Maria Helena Zimermann (SC)
gabinete@sas.sc.gov.br;
CONGEMAS 
Hélio Ricardo Pereira Baptista (Quatis/RJ)
hrptista@gmail.com;CONGEMAS
Marisa Rodrigues da Silva (Guamaré/RN)
mrs2508@yahoo.com.br;
CNAS-Trabalhadores
Irene Rodrigues da Silva
irenerodrigues1313@gmail.comCNAS-Trabalhadores
Jucileide Ferreira do Nascimento
jucileide@ufrb.edu.br
CNAS-Usuários
Solange Bueno
buenosoliris@gmail.com;CNAS-Usuários
Maria Gonçalves da Conceição
mabbaciadoparnaiba@gmail.com;    
Professor/Pesquisador
Prof.º Everaldo Lauritzen Lucena Filho
gtsmasps@outlook.com.br;Professor/Pesquisador
Prof.ª Cristiane Carla Konno
crikonno@gmail.com;
Departamento de Gestão do SUAS – DGSUAS
Marcílio Marquesini Ferrari
marcilio.ferrari@mds.gov.br;Departamento de Gestão do SUAS – DGSUAS  VAGO
Departamento de Proteção Social Básica – DPSB
Giane Márcia Vieira de Almeida
giane.almeida@mds.gov.br;Departamento de Benefícios Assistenciais – DBA
Walace Dias Freitas
walace.freitas@mds.gov.br;
Departamento de Proteção Social Especial – DPSE
Mônica Alves Silva
monica.silva@mds.gov.br;Departamento da Rede Socioassistencial Privada – DRSP
Wiler de Paula Dias
wiler.dias@mds.gov.br;
Secretaria Avaliação e Gestão da Informação e Cadastro Único – SAGICAD
Amaliair Cristine Atallah
amaliair.atallah@mds.gov.br;Secretaria Avaliação e Gestão da Informação e Cadastro Único SAGICAD
Juliana Borim Milanezzi
juliana.milanezzi@mds.gov.br;
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania – SENARC Sheila Benjuíno de Carvalho Luciana Alves de Oliveira Coutinho (em definição pela senarc)sheila.carvalho@mds.gov.br; luciana.oliveira@mds.gov.br;Secretaria Nacional de Renda de Cidadania – SENARC
Hugo Miguel Pedro Nunes
hugo.nunes@mds.gov.br;

CONVIDADAS PERMANENTES

SECF/MDS
Isis Leite Ferreira​
isis.ferreira@mds.gov.br;SESAN
Helissa de Oliveira Mendonça Moreira
helissa.moreira@mds.gov.br;

AÇÃODATA/PRAZORESPONSÁVEISOBJETIVOAnexos
1) Reunião anual com NUEPs17 e 18 de NovembroNUNEP/Secretaria Executiva
NUNEP/Comissão
Em cumprimento ao regimento interno a realização da reunião anual com NUEPs SUAS deve instâncias de forma descentralizada.Inserir documento PDF
2) Revisão e contribuições do documento de supervisão técnica – mapeamentoA partir de 20 de dezembroMembrosApiar na elaboração de oritentação sobre supervisão técnica no SUASInserir documento PDF
3) Elaborar plano de trabalho por ComissãoAté 15 de dezembroMembros de cada comissãoApoiar a plano de trabalho do NUNEP SUAS para o ano de 2023Inserir documento PDF
4) Reunião 20232ª semana de fevereiro de 2023Membros Indicativo de data para primeira reunião de 2023Inserir documento PDF

COMISSÃO 1: AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL QUANTO À EDUCAÇÃO PERMANENTE 

Comissão responsável por realizar debate e propor ações para apoiar a descentralização e a participação social no tema da Educação Permanente no SUAS, com foco prioritário de atuação junto aos NUEP’s. Desafios identificados: Sensibilização e formação dos gestores para a compreensão da importância da educação permanente para o cumprimento dos objetivos e entregas do SUAS; Trabalhadores/as – tempo e disponibilidade para realizar ações de educação permanente incorporados como atividade de trabalho.

Participantes: 

Sheila Benjuino de Carvalho
Ministério da Cidadania
Ana Carolina Souza Ferreira
Ministério da Cidadania
André Luiz Lara Resende Saraiva
Ministério da Cidadania
Solange Bueno
CNAS usuários
Elisa Cleia
Fonseas
Tânia Soares
Fonseas
Magali Pereira
Congemas

COMISSÃO 2: REALIZAR DEBATE SOBRE A INSTITUIÇÃO ESCOLA NACIONAL DO SUAS BEM COMO APOIAR SUA INSTITUIÇÃO E FOMENTAR ESCOLAS DESCENTRALIZADAS.

Comissão responsável por realizar debate e propor diretrizes e ações quanto ao desenvolvimento a nível nacional de ações de educação permanente organizadas em estrutura institucional, como as escolas do SUAS. Desafios identificados: Alcance da rede socioassistencial governamental e não governamental; Alcance dos profissionais de nível médio e fundamental; Formação para os trabalhadores sobre acessibilidade e atendimento a pessoa com deficiência; Propor e avançar em novas propostas de ações como o programa de Residência no SUAS.

Participantes: 

Annie Kettly Neves Pedrosa
Ministério da Cidadania
Roberta Cortizo
Ministério da Cidadania
Felipe Jardim
Ministério da Cidadania
Rivia Araújo
Ministério da Cidadania
Edgilson Tavares
Instituição de Ensino
Sandra Regina
CNAS trabalhadores

Saberes do SUAS

Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania lançou o Saberes SUAS, nesta terça-feira (25.01). Trata-se de uma nova ação estratégica, com base em experiências desenvolvidas a partir da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi pensada para complementar a formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema, que já contam com o Capacita SUAS.

Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania lançou o Saberes SUAS, nesta terça-feira (25.01). Trata-se de uma nova ação estratégica, com base em experiências desenvolvidas a partir da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi pensada para complementar a formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema, que já contam com o Capacita SUAS.

A grande inovação do Saberes SUAS é disponibilizar capacitação para profissionais de nível médio, como destacou a secretária Nacional de Assistência Social da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia. “Nós acreditamos numa política de educação permanente do SUAS, que é um compromisso de todos os entes federados. O Saberes vem como uma ação complementar”, afirmou.

Clique aqui e continue lendo a matéria publicada no site do Ministério da Cidadania.

A Resolução nº 1, de 12 de novembro de 2021 aprova o Regimento Interno do Núcleo Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – NUNEP/SUAS. 


Decreto nº 10.049, de 09 de outubro de 2019, também regulamenta o funcionamento do NUNEP conforme o estabelecido na Resolução nº 4, de 13 de março de 2013, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que estabelece a configuração organizacional da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, da qual fazem parte os Núcleos de Educação Permanente – NUNEPs.

NOTA TÉCNICA Nº 11/2024
RESOLUÇÃO CNAS Nº 6,
DE 13 DE ABRIL DE 2016.
RESOLUÇÃO CNAS Nº 15,
DE 3 DE OUTUBRO DE 2017.
RESOLUÇÃO CNAS Nº 8,
DE 16 DE MARÇO DE 2012.


Os NUNEPs devem ser organizados de acordo com as capacidades da União, dos estados e do Distrito Federal, na forma de instâncias colegiadas, constituindo-se em locus privilegiado de:

Organização dos NUNEPs
B)

Participação social na elaboração de diagnósticos de necessidades de qualificação e no planejamento das ações de Educação Permanente;

Organização dos NUNEPs
A)

Descentralização para estados, Distrito Federal e municípios de atribuições relacionadas à realização de diagnósticos de competências e necessidades de qualificação e de formatação, oferta e implementação de ações de formação e capacitação;

Organização dos NUNEPs
C)

Interlocução, diálogo e cooperação entre os diferentes sujeitos envolvidos na implementação desta Política; e

Organização dos NUNEPs
C)

 Proposição de alternativas às equipes responsáveis pela Gestão do Trabalho nas três esferas de governo.

A importância da estruturação desses Núcleos na implementação e efetivação da Educação Permanente no SUAS é evidenciada por atividades, tais como:

  • problematização do saber e da experiência, que resulta dos processos de implementação do SUAS;
  • produção de conhecimentos sobre os diferentes aspectos do trabalho e do controle social no SUAS;
  • elaboração de diagnósticos de necessidades de qualificação dos trabalhadores;
  • organização de observatórios de práticas profissionais;
  • sistematização de experiências de gestão e provimento de serviços e benefícios;
  • planejamento de ações de formação e capacitação;
  • acompanhamento das ações de formação e capacitação realizadas;
  • socialização e disseminação das informações e conhecimentos produzidos, por meio da realização de fóruns, jornadas, seminários, entre outros; e
  • validação de certificados de ações de formação e capacitação adquiridos externamente aos percursos formativos estabelecidos na Política.

Veja o conteúdo publicado da Educação Permanente.

Publicações.

CAPACITASUAS NO ESTADO DO
ACRE E NO DISTRITO FEDERAL.
PLANO ESTADUAL
DE EDUCAÇÃO
PERMANENTE
DO SUAS.
CURSO DE
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CURSO DE INTRODUÇÃO AO
PROVIMENTO
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CADERNO DE ESTUDOS DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM DEBATE.
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PLANO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS
TRABALHADORES –
ESTADO DE GOIÁS
PLANO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE – MINAS GERAIS
PLANO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE – MATO GROSSO
PLANO MUNICIPAL DE E EDUCAÇÃO PERMANENTE – ARAPIRACA /ALAGOAS
PLANO ESTADUAL DE E EDUCAÇÃO PERMANENTE
2016 – 2019
RIO DE JANEIRO
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
RIO GRANDE DO NORTE

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PRODUTO 3 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E ARRANJOS INSTITUCIONAIS

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